O que esse ano pode ensinar sobre paciência
Quando a pandemia chegou até nós, não tínhamos ideia dos efeitos que ela causaria em nossas vidas. Logo pensamos em problemas com o sistema de saúde, muitos doentes, muitas perdas, inflação, limites impostos a liberdade e ao ato de ir e vir.
Mas a palavra do momento, tem sido: CAOS!
Aprendemos e ouvimos todos os dias que pessoas que acreditam em evoluir constantemente e agradecer tiram uma lição de cada infortúnio que vivenciam, mas o que o caos tem para ensinar? O que podemos fazer para que situações externas não atrapalhem o nosso cotidiano, não atrapalhe o nosso psicológico e não interfira nas nossas metas e objetivos pessoais?
Bem, o caos só nos mostra que somos impotentes com as coisas que acontecem fora da nossa zona de ação e reação. E que a resposta para essas perguntas é que não podemos fazer nada.
Estamos tão acostumados a ouvir frases e discursos motivacionais sobre atitude, que muitas vezes nos sentimos culpados por tudo estar ruim e esquecemos que algumas situações não estão sob a nossa jurisdição.
Por várias vezes me coloquei lá embaixo nesses últimos dias, de forma que me senti incapaz, contida, e notei que não estava sozinha nessa, me vi consolando ou até mesmo aconselhando pessoas que estavam passando pela mesma dor que eu, afinal, esse seria o grande ano não é mesmo? Todos escolhemos 2020 como a grande virada após 2019 ter sido considerado um ano complicado… e que virada não? Tombamos todos.
Mas a mensagem que eu queria deixar pra você, é:
Não se preocupe, está tudo meio na merda mesmo. E com “não se preocupe” quero dizer, continue fazendo o seu melhor, aproveite as pequenas oportunidades que podem te levar ao seu objetivo, elas podem parecer insignificantes agora, mas lembre-se se que o responsável por significar as coisas que acontecem na sua vida é você, esse é o único poder que não podemos abrir mão, não se desespere.
Escolha ficar em paz sempre, escolha agir sabiamente enquanto as crises te cercam, olha só quantas vezes você pensou que não tinha solução e tudo deu certo! Viva um problema de cada vez, essa foi a lição mais valiosa que já aprendi, o universo faz a parte dele quando você faz a sua, tentando traduzir pra palavras mais realistas aos céticos: quando você está em movimento, em algum momento a vida coloca uma oportunidade a sua frente que vai solucionar seu problema!
Sei o quanto é difícil enxergar as coisas dessa forma, principalmente para os que assim como eu, gostam de ter total controle, mas o esperar é um exercício que precisamos praticar sem esquecer de que nossas ações refletem em tudo, mas nem tudo depende de que façamos algo.
Aprenda que esperar também é fazer algo, e nos casos em que a situação não pode ser revertida apenas pelos nossos atos, acredite no poder do tempo e do coletivo, acredite em tudo o que construiu, plantou e atraiu para si.
Imagem: Unsplash