Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ahh, os currículos. Todas nós sabemos o que eles são, a importância que eles têm em um processo de contratação e que, por isso, devem ser MUITO BONS para se destacarem em meio aos demais.

Porém, a gente também sabe que não somos as únicas que se preocupam em fazer currículos bem trabalhados, detalhados e cuidadosamente direcionados às empresas. Além disso, pra piorar, sabemos que para cada vaga existem dezenas, senão centenas de pessoas tão qualificadas quanto nós se candidatando também, o que torna tudo muito mais difícil.

É claro que, no meio dessa galera, existe aquela montanha de currículos tão ruins que não conseguem sequer passar da primeira leva, mas pode ter certeza: sempre terão dois ou três que vão competir diretamente com o seu.

Então… como fazer seu currículo dar de 10 a 0 em todos os outros BONS?

Lembra da nossa maravilhosa Elle Woods, de Legalmente Loira? Quando ela vai entregar seu currículo para o Professor Callahan, ele comenta: “é rosa….”. Em seguida, sem pestanejar, ela responde: “E perfumado! Isso dá algo extra, não acha?”

objetivos profissionais

Bem, nós temos que admitir que essa pode até ser uma forma inovadora de impressionar o(a) gerente de contratação. No entanto, precisamos concordar que se a vida funcionasse como os filmes de Hollywood (onde o(a) protagonista sempre consegue o que quer), tudo seria muito mais fácil e emocionante. Porém, minha cara, no mundo real, seu currículo rosa perfumado iria direto para o lixo da firma.

Então, pelo amor de Deus, guarde suas canetas brilhantes, o perfume doce e senta um tiquinho aqui comigo? Vou te passar agora TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER para se destacar da multidão de candidatos pelas razões certas. E eu prometo a você que seus objetivos profissionais nunca precisarão de um papel rosa.

Bora lá?

Afinal: o que são esses objetivos profissionais?

A sessão de objetivos profissionais, no currículo, é um resumo rápido que deve:

Explicar o que você fez até agora (profissionalmente falando, claro);
Ilustrar o que você quer para sua carreira daqui para frente;
Mostrar por que você é perfeita para a vaga em questão.

Dica de ouro: é interessante que seu objetivo se adeque ao trabalho para o qual você está se candidatando. Porém, pelo amor de Deus, não invente nada e muito menos force a barra. Acredite: isso só queima o próprio filme no mercado.

Então, pense em uma forma bem simples, específica e direcionada para transmitir, por meio do currículo, a seguinte ideia:

Por que desperdiçar seu tempo com todos esses outros currículos quando o que você está procurando está aqui na sua frente?

Então, por que muita gente pula essa parte dos objetivos profissionais nos currículos?

Citar os objetivos profissionais pode realmente ser um pouco controverso. Afinal, o medo de algumas pessoas acharem que você parece uma completa amadora é real. Porém, se você tornar esse tópico MATADOR, acredite: a vaga será sua.

E como escrever uma sessão de objetivos profissionais matadora?

objetivos profissionais

1. Adapte-a

O primeiro passo é personalizar seus objetivos para que eles correspondam à posição para a qual você está se candidatando. Quanto mais específica você for, maior serão as chances de ser considerada para o cargo em questão.

Além disso, ao elaborá-los, concentre-se em habilidades e experiências específicas diretamente relacionadas ao trabalho. Coloque uma coisa na cabeça, mulher: enrolação de menos, informações de interesse para a empresa de mais!

2. Escreva o que eles querem ler

Outra estratégia boa é incluir palavras-chave da oferta de emprego em seus objetivos profissionais.

Exemplo: se o gerente de contratação julga desejável que um candidato tenha traços e experiências com liderança, e você definitivamente se encaixa nesse perfil, conte isso por meio de termos parecidos ou até mesmo iguais aos usados na oferta.

Isso não só aumenta as chances do seu currículo ser captado pelo sistema de acompanhamento de candidatos da empresa, como também pode enfatizar o fato de suas qualificações se alinharem com o que o lugar deseja.

3. Seja CLARA, OBJETIVA, CERTEIRA e… SEDUTORA

Um dos perigos na hora de formular esses objetivos é se concentrar muito no que você deseja para a sua carreira, e não em como sua experiência vai agregar valor à empresa. Portanto, inclua informações sobre a trajetória profissional que você almeja E explique, por meio delas, por que você é a candidata ideal para o trabalho.

Para isso, basta incluir qualquer informação que destaque sua experiência, incluindo seus anos na área, suas habilidades e quaisquer outras qualificações. Dê exemplos de como você poderia agregar valor à empresa e, se possível, adicione os bons resultados dos empregos anteriores.

E pronto!

Seus objetivos profissionais vão dar de dez a zero nos outros e serão, com certeza, MUITO mais sedutores e chamativos!

Imagem: Pixabay


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more