Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Orientação Vocacional é um processo que te ajuda a fazer escolhas. E escolhas, em geral, são difíceis. Mesmo decidir onde passar as férias pode ser complicado, se há companheiros de viagem e várias opções: praias, montanhas, Nordeste, Sul, etc. A situação piora se os amigos têm interesses, conhecimentos e experiências diferentes dos nossos, e temos gera uma discussão para se decidir qual o melhor destino.

Fim do ensino médio, momento em que as dúvidas, alimentadas pela incerteza e insegurança naturais dessa etapa da vida, estão ligadas ao desejo de uma escolha segura, o interesse por profissões com bons salários, pelo charme das profissões do futuro e com mercado de trabalho em expansão e à pressão familiar pela opção por profissões tradicionais e de maior status social. Qual curso seguir, qual profissão escolher?

É aí que entra a Orientação Vocacional. Conduzida por especialistas, a Orientação Vocacional não se resume à aplicação de testes. São usados testes na Orientação Vocacional, sim, mas como instrumentos auxiliares de um processo cujo objetivo é, principalmente, ajudar e capacitar o orientando a lidar com as dificuldades naturais e inerentes a qualquer situação de escolha em presença de dúvidas quanto à melhor opção.

Orientação Vocacional proporciona que o orientando:

  • Desenvolva melhor compreensão de si mesmo, das pressões sociais e ambientais que sofre e de suas motivações.
  • Compreenda o momento vivido, em que haver ansiedade é natural, e aprenda a lidar com essa de modo mais adequado.
  • Identifique novas possibilidades de profissões, além das trazidas para o processo de orientação vocacional, em um aumento de sua gama de escolhas.
  • Tenha condições de fazer suas escolhas e planeje seu futuro profissional, considerando seus desejos e suas motivações.

orientação vocacional

Na Orientação Vocacional são empregadas técnicas como os testes e as dinâmicas de grupo, para auxiliar o orientando a entender o sentido de suas ações e a acompanhá-lo na superação dos obstáculos para o reconhecimento de nossa condição fundamental, a de pessoas obrigadas a escolher, sempre e sempre, responsáveis por nossas vidas e consequências de nossas escolhas.

Nisso consiste um dos aspectos mais positivos da Orientação Vocacional, essa tomada de consciência do jovem, que o leva mais adiante na estrada da maturidade. Escolher é arriscado, sempre, mas quem deve assumir o risco é quem faz a escolha.

O sonho de uma escolha sem risco é possível? Sim, em Marte ou na lua, talvez, mas aqui na Terra toda escolha acarreta em risco de erro. Por isso, muitas pessoas bem-sucedidas na vida profissional, como artistas, inventores, empresários, profissionais aclamados e outros, dizem que o segredo de seu sucesso foi não desistirem com os fracassos surgidos ao longo de suas vidas. Todos eles são do tipo que levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. Recomeçar sempre, poderia ser o lema deles.

Assim, ao término de um processo de Orientação Vocacional, esperamos que o orientando esteja menos ansioso, mais consciente de seu papel e responsabilidade na tomada de decisão, mais satisfeito com sua opção, naquele momento, e mais confiante em si mesmo, consciente de ser capaz de lidar com as dificuldades surgidas devido à sua escolha. Agora ele sabe que é furada essa história de ”para sempre ”, a escolha é uma obrigação, sempre se pode recomeçar, e as experiências tornam a gente cada vez melhor nesse jogo de escolher.

A seguir, três sites com informações sobre Orientação Vocacional:

1. Guia do Estudante – Neste site o interessado encontra simulados com respostas, dicas de como estudar, dicas sobre Vestibular e Enem, informações sobre cursos superiores, perguntas e respostas, atualidades, informações sobre o ProUni e outros tópicos interessantes.

2. Guia da Carreira – Aqui o interessado terá informações sobre faculdades mais baratas, quanto ganha cada profissional, testes vocacionais gratuitos, como está o mercado de trabalho para diversas profissoes e outras dicas.

3. Cartilha de orientação vocacional – Interessante e informativa cartilha sobre o tema da escolha profissional, com um pouco de propaganda do IFSC.

Se quiser saber mais sobre Orientação Vocacional, marque uma conversa comigo aqui.

Imagem: Pinterest

@ load more