Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A gente comentou por aqui que a novela O Outro Lado do Paraíso seria polêmica: logo nos primeiros capítulos, o autor Walcyr Carrasco prometeu uma reviravolta na trama, em que um dos protagonistas, Gael, não tem nada de mocinho, mas sim de vilão.

A promessa se cumpriu logo no segundo capítulo, que foi ao ar na terça-feira, dia 24, e que mostrava a noite de núpcias entre ele e a mocinha, Clara. O que tinha para ser uma noite perfeita e romântica ganhou uma versão filme de horror: a professora foi violentamente estuprada pelo marido, em cenas fortes e que chocaram o público. Você pode assistir à cena clicando aqui, mas vale o aviso: são imagens gráficas e muito explícitas, que podem servir como um gatilho.

Por um lado, a gente fica em choque com a força dessa cena, ela não deixa dúvidas de que Clara foi estuprada e que ela se sentiu assim durante o ato: não são imagens de sexo selvagem em que os dois aproveitam, mas é claro que ela é violentada e essa violência deixa marcas.

Na cena seguinte (que você pode ver clicando aqui), Clara aparece triste e decepcionada com o que aconteceu, e durante uma conversa com Gael, ela mostra as marcas que ficaram no seu corpo por conta da violência da noite anterior. A cena de estupro deixou marcas físicas e psicológicas que vão ser difíceis de serem esquecidas. Clara, inclusive, comenta que esperava uma relação carinhosa e amorosa, já que ela foi criada pelo pai e o avô, que não tinham essa cultura de carinho.

O maior problema é a violência disfarçada de amor

A maior questão quando falamos sobre a cena de estupro da novela é o que acontece depois. Isso não é tirar a importância do ato em si, mas mostrar a construção de um relacionamento abusivo.

Gael começa a trama pagando de bonzinho. Ele é o bom moço rico que se apaixonou pela menina inocente do interior e que aparentemente faz de tudo por ela. Mas ele bebe demais e fica violento e isso parece que é uma coisa de momento. Ele se desculpa, assume que foi bruto e comenta que o que aconteceu não vai acontecer mais. Ele diz que vai ser o ‘príncipe que ela sempre sonhou’.

Isso é manipulação e mentira. É a típica cultura do morde e assopra, a pessoa primeiro agride para depois fazer um carinho e dizer que não vai acontecer de novo – ela cria uma rede de manipulação que fica difícil de sair, porque o outro lado, no caso, a mulher, acredita muito que é amada e que esses momentos de violência são apenas lapsos de sanidade.

Mas na verdade, esses ‘lapsos’ são reflexos de um comportamento violento e abusivo que é generalizado: ele não é um detalhe, mas um sintoma de toda uma personalidade abusiva, que já ficou clara na cena de estupro de O Outro Lado do Paraíso.

Talvez, o intuito do autor da novela tenha sido chocar os espectadores, mas porque esse choque mostra como podemos nos enganar a respeito de um padrão comportamental. O mocinho vira vilão do dia para a noite e parece que isso é loucura da mulher, que não está entendendo direito a forma como ele demonstra amor. Mas é longe disso, é uma personalidade manipuladora que sabe muito bem onde apertar e onde beijar para manter uma aparência de que se importa.

Ainda é cedo para dizer que o relacionamento abusivo será um dos grandes temas de O Outro Lado do Paraíso, mas podemos esperar, no mínimo, um desdobramento dessa cena de estupro da novela e os efeitos que isso terá na vida de Clara e do próprio Gael. A gente também pode esperar que, pelo menos, toda essa discussão traga mais  luz sobre os relacionamentos abusivos e ajude mulheres que passaram por situações semelhantes às de Clara a entenderem o que vivem ou viveram e encontrarem um lugar de liberdade e paz, com um amor que não precisa de violência para provar que é real.

Foto: Reprodução / Globo.com


O que você achou da cena entre Gael e Clara? Dê a sua opinião respondendo a pergunta abaixo ou clicando aqui.


@ load more
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤