Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você sai com o crush para um jantar incrível, e na hora de pagar a conta… O que acontece? O programa à Primeira Vista, da Band, chamou a nossa atenção por causa desse tema específico: muitas mulheres comentam no programa que sempre esperam o homem pagar a conta e outras tantas comentam que é machismo quando o cara exige que é ele quem vai pagar.

A ideia da atração é a seguinte: duas pessoas que nunca se viram antes se encontram pela primeira vez em um verdadeiro date, com direito a jantar romântico e tudo. O que rola a partir daí é por conta dos próprios participantes, mas o foco, para a gente, é a questão de pagar a conta ou não do restaurante.

A gente recorreu também ao nosso grupo no Facebook, o #superelas (clica aqui para participar!), para saber a opinião das nossas leitoras sobre o assunto. Por unanimidade, o que ganhou foi sempre pedir para dividir a conta. Na nossa opinião, isso é justíssimo, afinal, as duas pessoas comeram e se divertiram igualmente.

A cultura machista é muito forte na nossa sociedade, e ainda existem homens e mulheres que defendem que um dos lados deve ser responsável pela conta, preferencialmente o masculino. Isso porque a independência financeira feminina é algo relativamente recente na nossa sociedade e a ideia de que a mulher é dependente do homem e que ela precisa ser ‘bancada’ por ele segue forte.

Como incentivar a divisão na hora de pagar a conta?

Antes de mais nada, a gente precisa entender que existe uma mentalidade que precisa ser mudada. Ainda que em menor escala, os homens também sofrem com o machismo e a mente deles também precisa abrir mãos dessas ideias para se adaptarem ao momento atual. A desconstrução é algo que tem que surgir para todos.

pagar a conta

Dito isso, é normal o cara apresentar uma certa resistência se você oferecer para pagar a conta – historicamente, ele está acostumado com o papel de ser o provedor e de pagar tudo para a esposa ou pretendente. É a função que a sociedade impôs para ele. O pulo do gato é achar uma maneira não ofensiva de fazer alguém mudar de ideia sobre esse assunto, seja homem ou mulher.

Pagar a conta não precisa ser um problema para ninguém, pelo contrário, é só uma forma de mostrar que vocês dois se divertiram e que podem pagar pela refeição ou o programa que fizeram. Existem algumas formas que você pode fazer isso, de um jeito mais tranquilo.

1.Comente que você se divertiu tanto quanto ele

Se ele fizer questão de pagar a conta primeiro, você pode comentar que se divertiu igualmente e, portanto, nada mais justo do que você pagar a sua parte da conta. Os dois consumiram, os dois conversaram, os dois aproveitaram o encontro, logo, os dois pagam a conta! Chega a ser óbvio, não? E é para ser assim mesmo – usar a lógica é sempre prático e muito objetivo.

2.Se ele insistir, diga que você paga a próxima rodada

Pode acontecer de ele insistir. Isso não necessariamente significa que ele é um machista incorruptível e que acredita que você não tem capacidade de pagar a própria conta, mas pode ser que ele queira apenas fazer uma gentileza pelo momento que vocês passaram juntos. Caso o seu crush faça questão de pagar, diga que você acerta a conta da próxima vez – e quando ela chegar, faça jus à sua palavra! Mostre que um ato de gentileza pode ser feito por todos e para todos, e que não tem essa de diferenciação por causa do gênero.

pagar a conta

3.Acabe com a ‘lei da compensação’

‘Ah, mas eu fiz depilação, maquiagem, comprei roupa nova… É o mínimo ele pagar o jantar’. Não. Para começo de conversa, se você fez tudo isso para impressionar alguém, volte uma casa. Você precisa se arrumar porque quer se sentir bem com você, independentemente da situação. E outra: o homem não é obrigado a pagar uma conta de jantar porque você decidiu fazer vários procedimentos estéticos para se sentir bonita. É óbvio que a gente quer ficar bonita para encontrar com quem gosta, é fazer um agrado tanto quanto sair para um restaurante gostoso. Mas faça isso por carinho (a você mesma e ao outro) e não esperando alguma coisa em troca. E isso também vale para o outro lado: é comum os homens esperarem algo a mais (entenda: sexo) só porque eles pagaram o jantar. Nesse caso, reforce que você não está à venda e que vocês podem aproveitar a noite sem o peso do que vai acontecer depois na cabeça de vocês. Se alguma coisa rolar, será porque vocês dois quiseram, e não porque ele pagou a sua refeição.

pagar a conta

Se a nossa ideia é criar um ambiente de igualdade, em que homens e mulheres são vistos como iguais, então não dá para um dos lados ser tratado de forma diferente num encontro ou em qualquer outro contexto. Pagar a conta é uma responsabilidade dos dois, assim como fazer as tarefas de casa ou cuidar dos filhos.

Foto: StockSnap / Facebook


Qual a sua opinião sobre pagar a conta no encontro? Dê a sua opinião respondendo a pergunta abaixo:


@ load more
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤