Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Se para você o significado do 8 de março é presentear mulheres com maquiagens, flores, chocolates ou serviços de salões de beleza (!!!), senta aqui porque a gente precisa conversar. É claro que a gente gosta de ganhar presente e ser tratada bem. O problema é que atitudes como essas não podem ser exclusividade do Dia da Mulher, e, na verdade, as nossas necessidades vão muito além disso. Se você quer mesmo respeitar as minas, que tal parar de apoiar seu pai/irmão/amigo machista?

Qual deles? É aquele que vaza nude da namorada, mas como é só pros amigos então tá tudo bem. Ele deu uns tapas na ex, mas ela era louca e em briga de casal ninguém se mete. Quando era mais novo, pagava bebida para todas as meninas e esperava elas ficarem bem bêbadas para tomar uma iniciativa. É o primeiro a fazer piadinha dizendo que mulher dirige mal, e ainda zoa o próprio filho porque não está brincando de coisas “de menino”. Entre outras opressões que ocorrem todos os dias.

No Carnaval, eu e algumas amigas decidimos ir a um bloco de rua no Leblon, Zona Sul do Rio. Teoricamente essa é uma das áreas mais nobres da cidade, e estávamos cercadas de amigos homens. Na nossa cabeça, tudo correria bem, certo? Errado. Uma das minhas amigas foi agredida por um cara que não soube ouvir não como resposta. Na mesma hora, um amigo do agressor foi nos ajudar, disse que o amigo “era um babaca”, comprou água e esperou até que ficássemos bem. É aí que mora a dúvida. Será que depois desse episódio ele chamou atenção do amigo machista ou todos voltaram juntos para beber cerveja como se nada tivesse acontecido? Eu não tenho certeza do ocorrido, mas fico com a segunda opção.

Agora pula para uma perspectiva maior. Considerado culpado pelo homicídio, sequestro e cárcere privado da modelo e ex-namorada Eliza Samudio, o goleiro Bruno já recebeu proposta de nove clubes do Brasil, sendo dois da série A. Isso tudo apenas uma semana após obter liminar do Supremo Tribunal Federal (STF). Enquanto isso, também no Rio de Janeiro, uma adolescente vítima de estupro coletivo teve imagens íntimas divulgadas na internet. Eu gostaria muito de não lembrar a repercussão do caso, mas a maneira como ela foi humilhada e desqualificada foi um gatilho terrível para mim e para outras mulheres.

É por esse tipo de coisa que a gente está cansada de receber um parabéns. Não adianta isolar este dia numa bolha, enquanto no resto do ano o machismo faz as mulheres receberem menores salários, serem objetificadas, serem estupradas e serem assassinadas. E se você ficar atento, vai perceber que o amigo machista não está só no seu grupo social. Ele pode ser o goleiro do seu time, o síndico do seu prédio, ou o deputado que você votou nas últimas eleições.

Então, o que a gente quer no Dia da Mulher? É fácil! Que mais candidatas mulheres sejam eleitas, que as domésticas recebam salários justos, que os homens aprendam a dividir os nas tarefas de casa, apoie a equidade entre homens e mulheres e que as empresas tenham o mesmo número de homens e mulheres. E esse é só o começo…

Imagens: Giphy

@ load more