Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Não é segredo para ninguém que o truque para uma maquiagem perfeita está na preparação da pele. Mas o que faz parte desse ritual? Basta só lavar o rosto? Se você já tem uma rotina de skincare, também precisa se preocupar com isso? Tudo bem não dar atenção a pré-maquiagem se a sua base é ótima?

Calma! Para não deixar dúvidas, fizemos uma listinha com itens separados por ordem de importância!

Antes de começar: lembre-se que pressa é inimiga da perfeição!

Nada de preparar a pele correndo para ir para a parte das cores logo. Pense na pré-maquiagem como algo indispensável e reserve o tempo necessário para fazê-la com calma e atenção. Uns 20 ou 30 minutos são suficientes para garantir todas as etapas.

Siga os passos para uma pré-maquiagem de sucesso!

1. Comece pela limpeza

Retirar o excesso de oleosidade, restos de maquiagem e outras impurezas é o primeiro passo para conseguir uma maquiagem com acabamento profissional. Lave bem o rosto e aplique uma solução de limpeza leve, sempre com calma e carinho para não machucar a pele.

Produtos indicados: Sabonete para o rosto, água micelar, tônico facial.

2. Gelo para dar adeus os poros

Se os poros abertos costumam causar problemas nas suas maquiagens, o gelo é a solução. Enrole alguns cubinhos de gelo em pedaços de toalhas de algodão ou tecido macios (nunca passe o gelo direto na pele) e passe cuidadosamente sobre a área do rosto, principalmente na zona T. A compressa gelada ajuda a fechar os poros, ativar a circulação sanguínea, diminuir a vermelhidão de acnes e ainda prolonga a duração da maquiagem.

Produtos indicados: Toalha de algodão limpa e cubos de gelo.

3. Prepare a pele com máscaras faciais

Esse passo é mais indicado para quem possui a pele muito oleosa. Aposte nas máscaras de argilas para controlar a oleosidade, uniformizar o rosto e nutrir a pele antes da produção. Experimente aplicar vários tipos de argila de uma vez – cada qual em seu ponto indicado – para tratar cada área da pele de forma específica. Você perceberá que a pele ficará bem mais leve, prontinha para receber as maquiagens.

Produtos indicados: Argila verde, vermelha e preta.

4. Não vale pular a hidratação

Esqueça essa ideia de que o creme hidratante irá pesar na maquiagem. Pelo contrário, combinada aos passos anteriores, a hidratação ajuda a controlar a oleosidade excessiva durante o dia e evita que a maquiagem fique craquelada. Para não ter problemas, escolha o creme certo para sua pele.

Produtos indicados: Máscaras com fórmulas à base de água/oil free.

5. Nunca esqueça da proteção solar

O filtro solar precisa fazer parte da pré-maquiagem. Busque por opções feitas especialmente para o rosto, pois além de serem mais leves, sua composição foi pensada para não sobrecarregar a pele. Para quem não quer acrescentar mais uma etapa na pré-maquiagem, o melhor é escolher máscaras hidratantes, BB cream ou bases com fatores de proteção solar.

Produtos indicados: Protetores com FPS 30 ou superior.

6. Um beijo para o hidratante labial

Reforçando a importância da hidratação na pré-maquiagem, a boca também precisa de cuidados. Nada pior do que passar o batom e perceber algumas pontinhas soltas, né? Para evitar o ressecamento e garantir um acabamento perfeito, aplique o hidratante labial antes de começar a se maquiar. Existem diferentes formatos no mercado, escolha qual te agrada mais.

Produtos indicados: Hidratantes labiais com protetor solar em sua fórmula.

7. Primer antes da base

É comum pensar que não é preciso aplicar o primer, já que você limpou e hidratou a pele. Porém, o primer é importantíssimo e sempre deve ser aplicado depois do hidratante e antes da base. O produto garante que a pele esteja preparada e uniformizada para receber os produtos. Sabe aquela pele lisinha que você nem acredita que seja possível existir? O primer faz!

Dicas extras para uma pré-maquiagem de sucesso

Como quem avisa amiga é, não custa reforçar duas coisinhas que você já deve saber, mas que fazem toda a diferença na saúde da pele do rosto.

Pincéis limpos

Apesar de não estar diretamente ligada aos passos da pré-maquiagem, garantir que os pincéis estejam limpos colabora com o resultado final da maquiagem. Além disso, vale lembrar que pincéis sujos acumulam bactérias e fungos que podem causar alergia e danos a pele ao longo do tempo.

O ideal é limpar os pincéis dois dias antes de usá-los, com sabão ou shampoo neutro e sempre deixá-los virados para que a água não escorra até a madeira. Deixar secar ao ar livre pode ajudar na eliminação das impurezas e evita mofos.

Xô preguiça!

Seja na rotina de skincare, na pré-maquiagem ou na hora de tirar a maquiagem, não se entregue a preguiça. Lembre-se que cada passo é fundamental para garantir a saúde da pele, proteger de problemas a longo prazo e garantir um resultado perfeito. Vale a pena separar uns minutinhos para garantir uma autoestima melhor, né?

Para deixar o momento mais prazeroso, coloque uma música e aproveite cada etapa da pré-maquiagem para lembrar do mulherão que você é! <3

Imagem: Unsplash

@ load more