Pele mista: uma rotina de cuidados especiais
Pele mista, seca ou oleosa: saber qual é o seu tipo de pele é fundamental para utilizar os produtos corretos. Além disso, é necessário para preparar uma rotina de skincare totalmente voltada para as necessidades dela. Muito comum – a pele mista – como o próprio termo já revela – é a junção de regiões secas e oleosas.

Quem tem esse tipo de pele, geralmente precisa priorizar a hidratação nas bochechas, região mais seca e sensível. Por outro lado, é necessário redobrar os cuidados na zona “T”, que envolve a testa, nariz e o queixo. Para quem tem a pele mista, essa região é bastante oleosa, e está mais suscetível ao surgimento de cravos e espinhas.
Por isso é tão fundamental usar os produtos certos, pois o uso incorreto pode até mesmo, aumentar a oleosidade, ou prejudicar a hidratação. Dito isso, no post de hoje você vai conferir algumas dicas de como preparar uma rotina de cuidados bem especial para a sua pele mista.
Pele mista: 5 cuidados fundamentais
1# Utilize os produtos corretos!

Como já mencionado, é fundamental utilizar os produtos corretos para o seu tipo de pele, independente de qual seja. Usar um produto errado, pode ter o efeito totalmente contrário. Por exemplo, ao usar um produto voltado para peles secas em uma pele oleosa, a tendência é que sua pele fique ainda mais oleosa. Por isso, a primeira dica é utilizar produtos que sejam compatíveis com o seu tipo de pele.
2# Capriche na limpeza
Lavar o rosto de manhã e a noite, com um sabonete específico é o ideal para manter o equilíbrio da pele no dia-a-dia. Opte por um produto voltado para a pele mista, que remova as impurezas e a oleosidade, mas que não seja agressivo, já que este tipo de pele é sensível.
3# Hidratação é fundamental para a pele mista

Independente do seu tipo de pele, a hidratação é uma palavra de ordem. Se engana quem pensa que a pele mista não precisa de hidratação. Hidratar o rosto é essencial, e deve ser feito todos os dias. O que muda é o tipo de textura do hidratante que você vai utilizar. Para esse tipo de pele, o ideal são hidratantes leves, com texturas em gel ou sérum, que ajudam a manter a hidratação necessária, mas sem pesar e gerar uma oleosidade ao longo do dia.
4# A dica é a esfoliação
A esfoliação é indicada para remover impurezas e células mortas, além de manter o equilíbrio na questão da oleosidade. No entanto, em grandes quantidades, a esfoliação tem o efeito contrário: pode aumentar ainda mais a produção de oleosidade da pele. Por isso, o indicado é que você faça uma esfoliação 1 vez por semana ou a cada 15 dias, e sempre focando mais na zona “T”, que precisa de mais atenção. E claro, opte por um produto próprio para a sua pele.

5# Proteção solar sempre
Proteção solar deve ser o nosso mantra diário. Não podemos esquecer que a utilização do protetor solar evita as agressões solares, além do envelhecimento precoce. Para a pele mista, opte por um protetor solar com toque seco. Esse tipo de protetor é ideal para peles mistas e oleosas, pois consegue controlar a oleosidade excessiva. Hoje você encontra uma infinidade de opções de protetor solar, que se adeque melhor e atenda às suas necessidades.
O fundamental mesmo é conhecer a sua pele, as suas necessidades e apostar nos cosméticos corretos para deixá-la ainda mais radiante. Com essa rotina especial, dá super certo!
Fotos: Canva