Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ser mulher nerd dá trabalho, não bastassem todos os questionamentos que estamos acostumadas a ouvir, representatividade feminina é um problema sério nesse meio. As personagens femininas são comumente colocadas como suporte dos personagens masculinos, como um alvo amoroso sem muita complexidade ou uma ajudante ou vilã sensual.

O uso de personagens femininas se tornou até uma estratégia de marketing. Nos filmes voltados ao público nerd, o que vemos são uma ou duas mulheres com aparente destaque para atrair o público feminino, mas figurino exageradamente sensual pra justificar sua presença para o público masculino. As obras são feitas por homens, sobre homens, para homens e as mulheres são absolutamente ignoradas, a não ser que aumentem os ganhos.

personagens femininas 7

Mas nesse mundo sombrio, existem algumas personagens que podem nos dar um pouco de esperança e que merecem ser destacadas. Não é possível garantir o que os criadores estavam pensando na hora de criá-las, mas, intencionalmente ou não, existem personagens femininas que são complexas, tem background e, me permitam dizer, roubam a cena mesmo sendo a única no meio de um monte de homens.

5 personagens femininas incríveis do universo nerd

1. Trillian (O Guia do Mochileiro das Galáxias)

First things first, ontem, Dia do Orgulho Nerd, também foi comemorado o Dia da Toalha, em homenagem ao Guia do Mochileiro das Galáxias, escrito por Douglas Adams e que talvez possa ser considerado a Bíblia Nerd. E, apesar de ser a única personagem feminina da trama, e, muitas vezes, ser exposta de uma maneira bem rasa, Trillian merece muito ser destacada aqui. Se você está pensando na Manic Pixie Dream Girl interpretada pela Zoey Deschanel na versão cinematográfica, ou na versão sensual da série de TV, esqueça.

personagens femininas 6

Na obra original, Trillian rejeita Arthur, o protagonista, em uma festa porque ele era pouco espontâneo e sai de lá com Zaphod Beeblebrox, nada menos que o presidente da Galáxia. E só! Ela não ajuda Arthur a ser uma pessoa melhor, tampouco protagoniza um triangulo amoroso porque está mais ocupada sendo uma matemática e astrofísica incrível – sim, ela se formou em duas cursos que não são considerados “de menina”. Trillian também é a personagem mais inteligente, forte, sensata e madura da obra inteira – eu ousaria dizer a única personagem que reúne essas características em toda a obra.

2. Tempestade (X-Men)

Crédito seja dado à X-Men pela riqueza de suas personagens femininas, chega a ser difícil escolher uma pra citar aqui já que é uma reunião de mulheres maravilhosas. Mas, pra uma geração que cresceu assistindo X-Men Evolution, falar em uma mutante forte e poderosa é falar na Ororo.

personagens femininas 5

Ela é descendente de sacerdotisas africanas e, em certo ponto da sua história, é tratada como deusa no seu país por conta de seus poderes de controle do clima. Se listarmos os grandes feitos da sua jornada, incluímos contornar o controle do Drácula quando mordida por ele, ser líder dos X-Men, fundadora da Elite de Segurança X e rainha de Wakanda. Isso porque não falamos de todos os poderes, que incluem além do controle da natureza, resistência ao controle metal, manipulação nervosa e ainda potencial mágico. Uma ótima definição pro termo “mulherão”.

3. Chun Li (Street Fighter)

O universo dos jogos são ainda os mais complicados quando o assunto são as personagens femininas, já que elas são sempre retratadas de maneira hipersexualizada. Mas além da roupa sensual e das pernas gigantescas que vemos nos jogos, Chun-Li, de Street Fighter, é uma personagem com uma história bem interessante. Depois de dedicar a juventude aos estudos – o que a torna uma personagem muito inteligente -, quando o pai some em uma missão, Shun-Li vira policial da Interpol para completar o trabalho de seu pai e vingar sua morte.

personagens femininas 3

Ela descobre então que o pai foi morto pelo M. Bison, lider da organização criminosa Shadaloo e um dos piores vilões do universo da franquia. Quando a Interpol desiste de destruir a base de Shadaloo por conta da corrupção, ela faz o trabalho sozinha. Shun-Li não só domina muitas artes marciais, como as adaptou gerando seus poderosos chutes e com sua habilidade derrotou o, até então, poderoso e temido M. Bison no torneio Street Fighter. Talvez você queira contar essa história quando algum cara tentar te hostilizar por escolher ela ao Ryu na hora de jogar.

4. Viúva Negra (Marvel)

Uma das maiores injustiças do universo cinematográfico da Marvel é o fato de ainda não termos um filme da Viúva Negra, já que ela é provavelmente a personagem com história mais rica dentro dos Vingadores. Nos quadrinhos houve uma tentativa de dar autonomia à personagem, mas as revistas voltadas só à sua história não foram bem recebidas (porque Deus me livre um homem comprando uma revistinha que não é sobre homens, né? #ironia).

personagens femininas 2

Natasha é orfã, original da União Soviética e participou do programa da Sala Vermelha, fingindo estar estudando balé, quando na verdade estudava e se aperfeiçoava nas artes marciais. Ela sofreu várias intervenções de experimentos científicos e se tornou agente secreta durante a Guerra Fria. Também sofreu lavagem cerebral pra ficar contra os vingadores, mas ela se recuperou sozinha e passou a integrar a equipe, se tornando lider dela durante um período.

5. Princesa Leia (Star Wars)

Apesar das poucas personagens femininas, o universo de Star Wars é conhecido por trazer mulheres fortes e independentes pra tela. Leia é uma delas – senão a principal – e dispensa grandes apresentações. A personagem poderia ter escolhido ser uma princesa indefesa, já que, diferentemente do irmão, foi criada cheia de privilégios, mas se destaca como uma guerreira destemida e que demonstra inteligência intelectual e emocional em todo tempo. A princesa é uma personagem que, mais que conquistou, impôs o respeito dos habitantes e vilões de Star Wars e dos fãs da saga, já que se tornou responsável pelas principais conquistas dos mocinhos da história.

personagens femininas 1

A intenção desse post é mostrar que existem sim personagens femininas em quem podemos nos inspirar, mais do que isso, que são mais fortes e poderosas que muito personagem masculino por aí. É importante deixar claro que a existência dessas personagens ainda não é suficiente, precisamos de cada vez mais representatividade feminina no meio nerd, não só nas telas ou nas páginas dos livros, mas por trás deles, produzindo e criando novas obras com mulheres tão incríveis como as que vemos aqui na vida real.

Imagem: Divulgação/Marvel Comics

@ load more