Pílulas de felicidade: como seguir a vida em tempos difíceis
O contexto em que estamos passando não está favorável para nós brasileiras, por diversos fatores, dentre eles, o racismo, o cenário político e ainda, em meio a esse caos, a pandemia acompanhada da quarentena. Não tem como não ficar abalada, preocupada e isso nos passa um sentimento de impotência.
Quando temos esse sentimento, ficamos paralisadas, sem forças, introspectivas e sem vontade de sair da cama para viver a nossa realidade. Pensando nisso, preparei algumas pílulas de felicidade para te ajudar a superar esses sentimentos e encontrar resiliência para não deixar de lutar e de sonhar!
Pílulas de felicidade para seguir a vida:

1. Medite
Antes de começar o dia com agitação, é preciso priorizar a nossa mente, acordar com calma e relaxado. E para isso, nada melhor que fazer meditação, seja guiada, por aplicativo ou só com você mesma. O ideal é respirar, focar no seu corpo no presente e esquecer das preocupações diárias, dos planos e da realidade, nem que seja por um minuto. Se caso você quiser fazer uma meditação guiada tem várias opções no youtube, inclusive professoras de yoga.
2. Faça yoga
Para manter a rotina matutina, nada melhor que fazer yoga para alongar o corpo e deixar os músculos muito mais fortalecidos e flexíveis. Não é preciso ser experiente para fazer a prática, no youtube tem vários vídeos para todos os níveis: básico, intermediário e avançado. Praticar yoga é outra forma de conectarmos com o nosso corpo e sair da zona de preocupação. Essa atividade nos deixa mais preparado para lidar ou encarar os problemas da vida e mundiais.
3. Leia
O livro deve ser nosso parceiro da vida, então, por que não começar o dia lendo? Há muitos livros interessantes, sejam clássicos, romances, autoajuda, não importa, o importante é você priorizar a leitura.
Alguns livros recomendados: Meio sol amarelo, da Chimamanda Adichie. Um defeito de cor, da Ana Maria Gonçalves. O papel de parede amarelo, da Charlotte Perkins Gilman.
4. Ouça música
Agora é o momento de enriquecer a sua playlist com novas músicas. Neste universo musical há muitas músicas e culturas que acabamos nem conhecendo, como, por exemplo, músicas moçambicanas, americanas ou até mesmo a nossa própria música popular, como os cantores: Maria Bethânia, Elis Regina, Djavan, Gilberto Gil. São diversas opções para você relembrar, até porque recordar é viver.
Algumas recomendações para você conhecer ou reviver: Kizomba, da Neyma. I Say a Little Prayer, da Aretha Franklin. Roda Viva, do Chico Burque.
5. Estude
Para entender esse contexto em que estamos vivendo, nada melhor que estudar história e para encarar a vida com sabedoria, nada melhor que filosofia. Estude, questione… O podcast é uma ótima plataforma para aprender, tem diversos assuntos para você se aprofundar, também há vários professores de filosofia fazendo live, baseando nos pensamentos dos filósofos para explicar sobre as nossas questões humanas.
6. Reflita
Ouvir diferentes pontos de vista é importante, mas também é preciso de um momento só nosso para refletir sobre a vida, nossos valores e posicionamentos, o que podemos fazer para melhorar como pessoa e sociedade para tornar um mundo melhor.
7. Converse, discuta, escreva
Converse com as pessoas, desabafe, exponha os seus sentimentos, se precisar de ajuda, peça, mas não guarde para você. Compartilhe suas reflexões, discuta os pontos de vista, afinal, é esse o caminho para uma sociedade melhor. Escrever também é outra ferramenta que te ajuda a desabafar e se autoconhecer.
Comece, se não conseguir, recomece, só não deixe de fazer, não deixe de cuidar de você, do seu corpo e da sua mente. Agora, o que mais precisamos é de resiliência e vontade para lutar e buscar os nossos sonhos. E como diz Eduardo Agualusa:
Sonhar não é loucura. Loucura, hoje, é não sonhar.
Imagem: Pexels