Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

O poker é o jogo de cartas mais famoso do mundo e um dos jogos de casino mais populares de sempre. Atualmente, o poker é visto como um futuro esporte Olímpico e regulado por federações internacionais.

É uma fervorosa indústria que reúne o interesse de milhares de fãs e jogadores em todo o mundo, merecendo por isso a atenção de empresas, celebridades, e serviços de comunicação. Mas o poker, como tantas outras tradições seculares, continua a ser dominado por homens.

A ideia de que mulheres não jogam poker não é inteiramente verdadeira: elas têm um papel importante no jogo, como veremos de seguida.

No entanto, o poker sempre foi tradicionalmente associado a jogadores do sexo masculino. Lembra-se de todos aqueles velhos filmes em que os homens se sentavam à mesa de poker rodeados de mulheres, que se limitavam a assistir e quiçá a ajudar a distrair um jogador adversário

Historicamente, o papel das mulheres no jogo de cartas mais famoso do mundo tem sido sub-apreciado. Estará finalmente na hora de introduzir um “toque feminino” no fascinante – e lucrativo – mundo do poker?

A revolução feminina no poker já começou

Desde que o poker começou a ser regulado de forma profissional por federações e empresas internacionais, como qualquer outro esporte, assistiu-se a um crescimento do número de jogadores do sexo feminino.

Em todo o mundo, várias mulheres têm se dedicado de forma profissional à modalidade, conseguindo resultados muitas vezes impressionantes nos torneios mais importantes do circuito. Ainda assim, elas continuam a representar exceções num meio onde a grande maioria dos envolvidos continua a ser do gênero masculino.

A maior representante feminina do poker é a norte-americana Vanessa Selbst. A mulher que mais dinheiro ganhou a jogar poker profissional pode ter garantido prêmios superiores a 11 milhões de dólares ao longo da sua carreira, mas encontra-se ainda assim apenas na posição 41 do ranking geral.

A também norte-americana Annie Duke é outra das maiores vencedoras femininas da história do poker. Em 2004, Annie provou que as mulheres pertencem na mesa de jogo quando garantiu o primeiro lugar num torneio do WSOP (World Series of Poker), que é a mais importante competição de todo o circuito.

Outras jogadoras proeminentes do mundo do poker incluem a norueguesa Annette Obrestad, com lucros superiores a 3.5 milhões de dólares, a norte-americana Kathy Liebert, com ganhos na ordem dos 6 milhões de dólares, e ainda Lonni Harwood, uma nova sensação das mesas de poker que já conquistou 2.5 milhões de dólares – assim como uma legião de fãs – graças às suas habilidades como jogadora.

Em Portugal, por exemplo, algumas mulheres participam ocasionalmente em torneios profissionais, mas o grande grosso dos jogadores ainda é do sexo masculino.

Como começar

O poker é um jogo extremamente divertido e que funciona como uma ótima atividade dos tempos livres. Mas para entrar no mundo do poker de forma séria é necessário adquirir experiência prévia com muitas horas de jogo.

Se é uma mulher que também é fã de poker, começar a jogar de forma profissional pode ser deslumbrante. Felizmente, hoje em dia existem serviços de poker online para todo tipo de jogadores que podem ajudá-la a aprender o jogo de forma sustentada, a amealhar alguns prêmios iniciais, e a introduzi-la nos circuitos profissionais.

O poker online, no entanto, é também dominado por jogadores do sexo masculino. No nosso país, dezenas de jovens têm optado por uma carreira no poker e com isso aumentado as suas contas bancárias.

Em 2019, centenas de milhares de dólares foram distribuídos por jogadores de poker online portugueses. Só João Vieira, mais conhecido pelo nickname Naza114, arrecadou num único torneio online um prêmio arrebatador de mais de 350 mil dólares!

As mulheres precisam urgentemente de fazer parte de uma indústria onde cada vez mais se mobilizam milhões, vindos não só de serviços digitais (sites de poker, sites de coaching, etc.) como de patrocinadores fora do espectro da modalidade. Afinal, o mais famoso jogo de cartas do mundo tem cada vez mais vindo a atrair o interesse generalizado do público.

Existe esperança para o poker no feminino?

Não se perspectivando uma revolução imediata, espera-se que nos próximos anos se registe um aumento ao nível das jogadoras profissionais de poker.

O jogo até pode ter sido inventado e jogado por homens ao longo de séculos, mas está mais do que adequado às habituais características femininas.

Altamente cerebral, o poker exige uma elevada inteligência emocional, uma capacidade ímpar para tomar decisões racionais rapidamente em momentos de grande pressão, e conhecimentos matemático-probabilísticos acima da média.

Se acha que está na altura das mulheres começarem a ter um papel mais determinante no emocionante mundo do poker, experimente testar as suas habilidades frente a amigos ou através da Internet.

A revolução feminina no poker já começou, e é importante que as jogadoras se juntem a esta causa.

@ load more