Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você já sentiu que tem dificuldade em receber elogios? Já teve vontade de sair correndo quando alguém diz ‘como você está bonita hoje’ ou sai logo dizendo que pagou R$ 15 na blusinha que todo mundo está achando linda? É um fato que temos uma trava quando esse é o assunto, e isso, claro, tem um motivo 100% relacionado com a nossa autoestima.

Qual a relação entre receber elogios e autoestima?

Funciona assim: nós temos uma autoestima que dita o nosso comportamento e, quando recebemos um elogio, sentimos como se esse adjetivo contradiz o que a gente sente sobre a gente mesma. Isso significa que se alguém fala que você é bonita, mas você não se sente assim, essa fala terá o efeito contrário e você não vai acreditar no que a outra pessoa esta dizendo.

Isso se reflete de muitas formas. Às vezes, você recebe um elogio com uma cara feia, decide mudar de assunto do nada, diz que a pessoa está ‘vendo errado’ ou fala sobre a roupa que está usando. Querendo ou não a técnica do ‘a minha blusa é da Renner’ é uma forma de você tirar o foco de você e atribuir o elogio para uma coisa ao invés de si – é um método de fuga também.

Segundo a Psychology Today, sentimos tanto desconforto quando recebemos um elogio por causa desse conflito: nós nos vemos de uma maneira, pensamos algo sobre o nosso corpo e a nossa aparência e a fala das outras pessoas contradiz isso.

Dependendo do nível da sua autoestima, receber um elogio pode, inclusive, ser um gatilho para o boicote. Como você acredita ser pouco merecedora de tudo isso que está sendo dito, você encontra formas, mesmo que não conscientes, de bloquear o seu fluxo de trabalho, a sua aparência ou o que quer que esteja sendo elogiado, porque você não acredita no próprio sucesso.

Existe também um outro ponto: mesmo que indiretamente, fomos ensinadas a adotar um comportamento humilde – principalmente quando falamos em mulheres –, que diz que ser elogiada é motivo de vergonha. Dessa maneira, a nossa confiança segue baixa, e assim não passamos a ideia para os outros de que estamos ‘nos achando’.

Tudo isso somado, causa as reações que a gente conhece. Nos sentimos inadequadas (às vezes até ofendidas), o corpo contraí e encontramos desculpas para contradizer o que nos foi dito.

Mas como reverter essa sensação?

É aí que entra todo um trabalho de amor próprio. Mudar a reação que você tem à elogios começa aprendendo a olhar a si mesma com mais carinho. Como diz a criadora de Grey’s Anatomy, Shonda Rhimes, no seu livro O Ano Em Que Disse Sim, o melhor que você pode fazer para começar é parar de se justificar e começar a agradecer pelos elogios que recebe.

É um trabalho de formiguinha. Você começa dizendo ‘obrigada’ quando alguém fala bem de você enquanto trabalha o que pensa sobre si mesma. Isso significa que você precisa mudar a sua forma de pensar e a visão que tem de si. E como isso acontece?

  1. Você pode começar adotando mantras no seu dia a dia que incentivam o amor próprio;
  2. Você pode buscar mulheres com corpos parecidos com os seus para se inspirar;
  3. Você pode separar um tempo da sua semana para fazer coisas que você gosta e que te façam sentir bem;
  4. Você pode começar a se cercar de pessoas que te incentivam a se olhar com mais carinho e te motivem a ser mais gentil com você mesma.

Esses são apenas alguns passos que vão ajudar você a desenvolver a sua autoestima e começar a olhar para si mesma de outra maneira. É um caminho longo e você não verá os resultados da noite para o dia. É preciso ter paciência e determinação, mas a gente acredita que você consegue!

Foto de capa: Instagram / Superela

@ load more