Por que a gente quer mudar o cabelo na quarentena?
Você já quis mudar o cabelo na quarentena? Se a resposta é sim, saiba que você, definitivamente, não está sozinha. Eu, você e mais um monte de gente tem sentido essa vontade quase que incontrolável, de mudar o cabelo nesse período de isolamento. Mas por que esse sentimento coletivo está impulsionando a gente? Te explicamos!
Mudar o cabelo na quarentena: sentimentos de liberdade
Você sabia que a frase “como cortar o cabelo” atingiu um nível recorde de buscas no google durante a quarentena? Pois é, as pessoas realmente estão querendo mudar, e existe um porquê.
Imagine a cena: você já está em casa há dias (tantos que você nem lembra mais). De repente, te passa pela cabeça a ideia de mudar algo. A primeira coisa que lhe vem à cabeça é o seu cabelo. A partir daí, é só achar uma boa tesoura,e pronto: a mudança está feita (ou o arrependimento).
Muito mais do que cortar o cabelo, o que há por trás dessa atitude? Essa necessidade incontrolável que nos toma durante a quarentena, é fruto da nossa ansiedade e stress acumulados ao longo dos dias.
Nossa vida mudou completamente em questão de dias. Esqueça os planos, as metas, a rotina. Tudo aquilo que estávamos habituados, não existe mais. Seria bom ter o controle de algo novamente e promover uma mudança né? É exatamente isso que estamos tentando fazer ao mudar o cabelo na quarentena: ter novamente o “controle” da nossa vida.
Segundo especialistas, essa sensação de que “nada está acontecendo”, gera angústia e ansiedade, e o que temos ao nosso alcance no momento, é o nosso próprio cabelo. Por isso, cortamos, pintamos, mudamos e quando acontece… respiramos aliviadas. É como se o peso do isolamento sumisse por um instante.
Mudar o cabelo é a liberdade que nós buscamos

É importante te dizer que esse sentimento é completamente normal, diante de todas as mudanças vividas em tão pouco tempo. Essa sensação de autoconhecimento e descobertas nos remete à lembrança daquilo que – achávamos que – tínhamos controle e liberdade.
Por isso, essa pequena mudança faz com a gente esqueça da ansiedade e do stress que nos consome nos dias que parecem ser exatamente iguais para quem está de quarentena.
Manter o foco para evitar arrependimentos
Mas apesar desse ser um sentimento coletivo, nem sempre é o ideal. Mudar o cabelo na quarentena, sem medir as consequências, pode gerar ainda mais stress e arrependimento. Isso, porque se der tudo errado, você pode se sentir pior, se não estiver preparada para isso. Por isso, aí vão algumas dicas.
Quero mudar o cabelo na quarentena, e agora?

Antes de tudo, se você quer mudar o cabelo na quarentena, e sozinha, pense muito sobre isso. Segure a emoção, e esteja consciente de que pode dar super certo, mas que também pode dar muito errado. E então? Está preparada pra viver essa aventura? Se a resposta for sim, vamos lá!
Pesquise muito sobre o assunto, técnicas, material. A dica é não cometer nenhuma loucura que vá se arrepender. Vá com calma nas mudanças muito radicais, e evite produtos que podem ser prejudiciais, se utilizados de maneira errada, e por pessoas que não tenham experiência.
Vai cortar o cabelo? Pois escolha a tesoura certa! Essa tesoura que temos em casa é muito mais difícil de manusear para cortar o cabelo. Por isso, antes de sair por aí, “picotando” os fios, aposte em uma tesoura específica para cabelo, pois ela traz mais leveza e precisão no corte.
Vá cortando aos poucos, e mudando aos poucos, afinal, temos todo o tempo do mundo né? Se você fizer isso em etapas, as chances de dar errado diminuem muito, além de você conseguir ver exatamente aquilo que mais te agrada, o que dá pra mudar e por aí vai.
E por último, mas fundamental: se decidir se arriscar e cometer “essa loucurinha”, se divirta, corte e seja feliz. Esqueça por uns minutos dessa avalanche de emoções que estamos vivendo. Se der errado, ria, respire fundo e comece de novo. Como disse, agora nós temos todo o tempo do mundo. não é mesmo?
Imagem: iStock