Especial Dia do Profissional de TI: e as mulheres? Confira uma entrevista exclusiva com Thais Mafra
Quem acompanha a coluna já viu que dia 19 de outubro comemoramos o dia do profissional de TI, e como mencionado nós mulheres ocupamos cerca de 20% do mercado de trabalho desse ramo. Leia a primeira entrevista dessa série aqui.
Mesmo que difícil a caminhada, no final do dia tudo vale a pena.
Hoje eu gostaria de compartilhar a entrevista da Thais Mafra, uma mulher super incrível, mineira, que trabalha desde muito nova, e largou tudo em Minas pra viver do seu sonho no estado do Espírito Santo.
A Thais atua hoje como Modern Workplace Engineer numa grande Integradora de TI, e além de sua rotina dentro da companhia ela também tem uma jornada como empreendedora também no ramo de TI, e além disso é palestrante e produtora de conteúdo. Ufa! Quanta coisa né?
Nossa conversa me inspirou muito, e eu estou muito grata de poder publicar sua história, que merece ser lida milhões de vezes.
Você pode encontrá-la no LinkedIn: Thais Emannuelle Mafra ☁ | LinkedIn, Youtube: Clouders – YouTube, e também no Instagram: Thais Mafra (@thaismafrareis) • Fotos e vídeos do Instagram – mas antes de clicar, confira nossa conversa abaixo:

Como e quando você decidiu que queria trabalhar com TI?
Thais: Aos 15 anos de idade iniciei a minha caminhada junto a TI, com o apoio da família e namorando segui em frente a um desafio ser proprietária de uma Lan House, com muito amor pelo mundo dos 010101010 realizei o sonho de poder unir a diversão com o trabalho. A Lan House foi uma experiência sensacional com 20 máquinas e realizações de corujão de jogos.
E por que TI? Você pensou estudar/trabalhar com outra área?
Thais Estou no mercado de Tecnologia da Informação há 10 anos e tenho grande entusiasmo no que se refere as soluções em cloud da Microsoft. Neste mercado as novidades surgem sem precedentes, assim me identifico com cada solução emergente, sou MCT em Office 365 e ministro treinamentos de algumas ferramentas, as quais estão transformando a comunidade, quando falamos de produtividade e sinergia, algo essencial para as organizações da atualidade.
Levada pelas funcionalidades de cada ferramenta não posso me conter, tenho que compartilhar cada experiencia que vivo no dia a dia, a cada descoberta fico cada vez mais surpresa com cada “magica”.
Você se lembra do que fez ‘seus olhos brilharem’ com a área? Como foi sua introdução a família Power Platform?
Thais: A transformação da vida das pessoas com a tecnologia, ver na prática a ação que foi implantada ou adotada ser de fato útil na rotina de todos.
Como foi sua jornada até aqui? E qual sua maior ‘dor’ nesse meio?
Thais: 2012
Com 17 anos de idade grandes acontecimentos em minha vida, marcado pelo meu casamento e construção do nosso apartamento, logo após formatura no curso Técnico com o ensino médio duração de 4 anos cursei Informática Industrial.
Fui com tudo para a participação e colocar em prática o compartilhamento de informações e interações com a comunidade tecnológica.
Tempos depois….
Tomei coragem e tive a minha primeira experiência em palestrar para várias pessoas, também está sendo um ano de muitos mais muitos desafios e como sabem em tecnologia vivemos em loop constante de aprendizagem. Por este motivo criei este site para ajudar pelo menos um pouquinho vocês a resolução de soluções em seu dia-a-dia.
Sendo do interior, e ter sido bolsista, qual é a sua sensação ao olhar para trás?
É uma felicidade enorme de saber que por onde passei pude compartilhar, transformar caminhos e inovar.
Fico também surpresa em observar o volume de ações feitas em comparação com a linha do tempo e o preparo que imagina não ter na época.
Qual o maior desafio que você enfrentou ou enfrenta até hoje?
Thais: Um desafio diário é estar sempre atento as atualizações e mudanças no universo tecnológico. É uma atividade que quer muita dedicação, força e empenho.
Entre tantos projetos, como você gerencia seu tempo? Há uma dica para isso?
Thais: É um desafio imagino que como levo todos os projetos com muito amor e carinho o tempo flui de maneira melhor, procuro sempre pensar em pontos estratégicos para encaminhar as demandas de forma eficaz assim tenho um ganho de tempo.

Em muitas vezes nos autossabotamos, você já enfrentou a síndrome da impostora?
Thais: Sim já, aí eu aprendi a buscar sempre pensamentos positivos, acredito muito a Lei da atração no segredo: “Tudo aquilo que você deseja, você atrai ao jogar suas vontades para o universo e acreditar que ele te mandará de volta.”
A área da Tecnologia da Informação é majoritariamente dominada por homens, mas além disso é uma área que te desafia sempre, no meio do caminho você já quis desistir da sua profissão? E se sim, pode dar um conselho de como superar esses momentos para as meninas que estão lendo essa entrevista?
Thais: Sim, justamente foi na mesma época da síndrome da impostora.
No inicio da carreira, na caminhada eu trabalhei como operadora de NOC “Monitoramento Técnico” em setor puxado devido a escala 24×7 ali foi um desafio e tanto… Em 20 anos de empresa eu fui a primeira mulher deste setor, atuava em escalas na madrugada e até final de semana e feriados. Graças a Deus todos na empresa apoiaram e me tratavam igual aos outros amigos, mas eu mesma me cobrava bastante. Depois fui promovida para um setor Wintel que também fui a primeira mulher N3 no setor de servidores.
O conselho que deixo é MULHER VOCÊ PODE TUDO! Pensamentos positivos sempre!
No final do dia, o que faz tudo valer a pena? Para você.
Thais: Ver a felicidade dos clientes das pessoas o impacto na vida o carinho e a felicidade em trabalhar com algo que se ama e ver os resultados.
Agradecimentos
Eu gostaria de agradecer imensamente a Thais, pelo tempo investido e também por compartilhar sua trajetória admirável! Obrigada Thais, e muito sucesso em sua jornada!
Imagem de capa: Pexels