Qual é o seu propósito de vida? Você está sendo quem nasceu para ser?
Na nossa vida sofremos muitas pressões sociais desde muito jovem sobre quem devemos ser. São diversas influências da família, professores e da mídia. Há todo momento você recebe informações de como você deve se vestir, se comportar, qual aparência você deve ter e qual carreira você deve seguir.
E no meio de tanto barulho você pode acabar esquecendo quem você é de verdade. E quem você realmente nasceu para ser.
Você nasceu para entregar seus dons e talentos no mundo
Por todas as influências que temos e pela falta de autoconhecimento acabamos muitas vezes fazendo escolhas profissionais que nada tem haver com quem somos de verdade. O que traz muita frustração e sofrimento, porque vai contra quem você nasceu para ser.
Você não nasceu para passar a vida inteira fazendo algo que você não ama fazer. Você não nasceu para ter uma vida mais ou menos. Você nasceu com dons e talentos para compartilhar com o mundo através do seu trabalho.
O mundo tem mais de 7 bilhões de pessoas e ninguém é igual a você
Você tem uma combinação única de talentos, personalidade, características e experiência de vida que ninguém no mundo inteiro tem. E isso não deve ser desperdiçado.
Você precisa ser quem você é de verdade e não quem os outros gostaria que você fosse. Você nasceu para ser você mesma.
Gosto muito da frase do filme Alice no país das maravilhas que diz:
“Você não deve viver a vida como outras pessoas esperam que você viva. Tem que ser sua escolha, pois quando estiver lutando, você estará sozinha…”
E para fazer suas escolhas você precisa se conhecer!
Se conheça de verdade!
Conheça a pessoa mais importante do mundo – Você mesma! Tudo na sua vida hoje é fruto das escolhas que você fez. E para mudar você precisa fazer escolhas alinhadas com quem você é de verdade.
Se observe, se escute, se questione. Pare por um momento, pegue papel e caneta e se pergunte:
- Você está sendo quem você nasceu para ser?
- Você está sendo você mesma na sua vida?
- Você está fazendo suas escolhas baseadas em quem você é e naquilo que você quer para sua vida?
- Você está feliz com o seu trabalho?
- Você sabe quais são os seus dons e talentos?
Passe a observar as suas emoções no seu dia a dia e se pergunte: Por que eu estou me sentindo assim? Por que eu estou agindo dessa maneira?
Através do autoconhecimento você poderá fazer escolhas que te tragam realização e felicidade.
Dicas práticas para ser você mesma:
1. Aprenda a dizer não ao que te faz infeliz
Comece a prestar atenção aos seus anseios e pare de dizer “sim” quando você gostaria de dizer “não”. Muitas vezes na tentativa de agradar aos outros acabamos abrindo mão daquilo que queremos de verdade. Valorize as suas preferências e seja sincera com você mesma. Dá próxima vez que quiser dizer não a alguém faça isso.
Você não precisa agradar a todo mundo o tempo inteiro.
2. Expresse a sua verdadeira essência
O que faz você ser diferente das outras pessoas? Comece a expressar isso no mundo. Coloque sua verdadeira essência em tudo que você faz. Na maneira como você se veste, nas suas atitudes e no seu trabalho. Ouça mais a sua intuição e criatividade. Se conecte com projetos e ideias que representam aquilo que você acredita.
O que você pode começar a fazer para expressar sua verdadeira essência?
3. Faça mais daquilo que você ama
O que te traz alegria? Libere espaço na sua agenda para fazer aquilo que te faz feliz. Aquilo que te conecta com quem você é de verdade. Seja ler, escrever, pintar, dançar, conversar, viajar, estar na natureza. Não importa o que seja, desde que você se sinta feliz.
Qual foi a última vez que você fez algo que você ama de verdade?
Seja quem você nasceu para ser!
Você nasceu para ser feliz e para ser feliz que você precisa ser fiel a quem você é de verdade. Por isso preste atenção ao que o seu coração te diz que você deveria estar fazendo da sua vida. Seu coração já tem todas as respostas, pare para escutar.
É muito desperdício não viver a vida que você merece e não ser quem você nasceu para ser. Por isso comece agora a resgatar quem você é de verdade.
Imagem: Stocksnap