Quando o homem se apaixona?
Como uma pessoa se apaixona? É alguma mágica que acontece com o seu corpo? Ou é algo físico que afeta o seu cérebro? O que a gente sabe é que alguns neurotransmissores como ocitocina, dopamina e cortisol aumentam, enquanto a serotonina cai, quando nos apaixonamos. Nas mulheres, a testosterona sobe. Enquanto nos homens, ela diminui.
Fiz um vídeo que explica o que acontece:
O cortisol é hormônio do estresse. Por isso você fica tão nervosa. Já a ocitocina é o hormônio do apego e da empatia, por isso você fica tão amável. A mulher fica mais agressiva, o homem fica mais passivo. E quando a serotonina cai, você fica ligeiramente obcecada.
A teoria de quando o homem se apaixona
“E quando você sabe que ele se apaixonou?”, ela perguntou. “Você sabe disso quando ele assume um compromisso”, respondeu a avó.
Bem, já deu para perceber que a mentalidade da vovozinha de 95 anos é bem ultrapassada. Não acredito que as coisas aconteçam dessa forma, hoje em dia.
Mas Dawn ficou bastante intrigada com a informação e foi buscar respostas na ciência. A questão é que não existem estudos muito precisos sobre o que acontece quando nos apaixonamos, porque seria bem difícil conseguir voluntários para esse tipo de pesquisa.
Então, a fim de conseguir essas respostas, os cientistas investigam o reino animal. E quais animais se apaixonam? Eles foram atrás de uma espécie monogâmica: o arganaz do campo.
A primeira coisa que aumenta quando um desses roedores encontra um parceiro é o aumento de dopamina. Mas no caso, a dopamina também aumenta com um monte de outras coisa: quando fazemos apostas, comemos chocolate, ou até quando jogamos Candy Crush.
O outro hormônio envolvido na união do arganaz é a ocitocina. Assim, os cientistas chegaram à conclusão de que seria uma combinação dos dois hormônios.
Mas como a testosterona bloqueia a ação da ocitocina, viram que nos machos era a vasopressina e testosterona que aumentavam, junto com a dopamina.

Compromisso
E quando a ocitocina atinge seu pico? No orgasmo. Foi a partir dessa pesquisa, que a Dawn Maslar começou a perceber que tinha um pouco de ciência na afirmação da sua avó.
Eureca. Seria por isso que as mulheres se apaixonam mais rápido quando vão para a cama. Acontece que, nos homens, a vasopressina cai após o sexo. Não é nesse momento que o homem se apaixona.
A bióloga encontrou outro estudo, do exército, para estudar a teoria da sua avó. E constatou: homens solteiros têm níveis muito mais altos de testosterona. O hormônio cai consideravelmente quando eles se casam, ou mesmo quando namoram.
E como a testosterona bloqueia o efeito da ocitocina, é nesse momento que eles ficam mais susceptíveis a se apegar. Como disse a avó, é quando eles assumem um compromisso que você sabe que ele se apaixonou.
O que aprendi sobre isso? Bem, lembra de controlar seus hormônios e não se apaixonar tão fácil, durante o sexo. Porque os homens têm outro ritmo.
Imagem: Unsplash