Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Existe somente um tipo de feminismo? Não! Dizer que ele é um movimento único, sem vertentes, é um pouquinho equivocado. Assim como em qualquer outra luta, as feministas também concordam com certos pontos, e discordam de outros. Dessa maneira, algumas repartições foram criadas para que as mulheres pudessem escolher, inclusive, que tipo de luta elas se identificavam mais.

Bem, sem mais lenga lenga, né? E aí? Qual é o seu tipo de feminismo? E outra: se quiser saber mais sobre os outros tipos de feminismo, é só descer mais um pouquinho aqui no texto e dar uma lidinha sobre eles!

Quer mais testes Superela? É só clicar aqui.

Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.

Imagens: Fabian Ciraolo

Os tipos de feminismo

RadFem (Feminismo Radical)

tradução: o patriarcado é primitivo

Ao contrário do que todo mundo deve pensar, esse tipo de feminismo não é extremista.

Seu objetivo é defender a ideia de que algumas coisas precisam ser destruídas para que a libertação feminina aconteça de fato. Alguns exemplos são a luta pelo fim da prostituição, e de alguns arquétipos como o de dona-de-casa, e mãe de família. Afinal, estas são situações que, independentemente da escolha da mulher, continuam permitindo aos homens se beneficiarem pelo simples fato de serem homens. Logo, por mais que a mulher tenha opção de escolha nesse ponto, a exploração continuaria sendo a mesma.

Assim, para as RadFems, todas as formas de opressões são fruto do patriarcado, logo, o ‘poder de escolha’ da mulher deveria ser subjetivo, porque até as opções que ela preferir foram condicionadas pelo machismo.

Além disso, o feminismo radical defende que o movimento deve aceitar apenas mulheres, mas relaxa, isso não quer dizer que você elas sejam transfóbicas, mas sim que acreditam que as trans tentam se adaptar a papéis sociais já impostos às mulheres. E é exatamente contra isso que elas lutam.

LibFem (Feminismo Liberal)

Esse tipo de feminismo defende que a mulher tem o total poder de decisão. Se ela quiser seguir os padrões de beleza e sociais, tudo bem, se não quiser, tudo bem também. Afinal, a escolha deve ser SEMPRE dela.

Além disso, você acredita que o machismo é prejudicial tanto para mulheres quanto para os homens. Então aqui, um homem também pode ser feminista.

Feminismo Interseccional

Esse tipo de feminismo acredita que o movimento, por si só, não consegue dar conta de defender e representar TODAS as mulheres. Acontece que elas sofrem vários tipos de opressões, configuradas de diversas formas e em diferentes graus de intensidade. Então é natural que ela acredite que o feminismo deva procurar por uma intersecção entre os outros tipos de opressão (correspondentes à raças, religiões e classes sociais, por exemplo) e construir uma solução a partir daí.

Afinal, uma mulher negra é oprimida pelo racismo e machismo, ao passo que uma menina branca, de classe social baixa, é reprimida tanto pelo machismo, quanto pela sociedade. E por aí vai.

Feminismo Negro

Esse tipo de feminismo acredita que pautas como o genocídio da juventude negra, o racismo e os preconceitos com as religiões de matrizes africanas não são uma pauta muito presente, e nem prioritária, entre os debates dos outros tipos de feminismos.


E falando em feminismo, que tal ajudar nossa leitora a se descobrir mais no mundo feminista?


@ load more
E-mails especiais
Faça parte da comunidade de mulheres mais empoderadas do mundo!
Escolha os temas que mais gosta
Quero!
Obrigada, agora falta pouco...
Por favor, fique de olho em sua caixa de entrada (às vezes, pode acontecer do email estar no SPAM ou na aba Promoção caso use GMail). Quando receber nosso email é só clicar no link de confirmação ;)
Enviaremos nos próximos minutos um email para você confirmar o recebimento de nossos conteúdos.
Os melhores conteúdos do Superela.
Um único email por semana.
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Vamos ser amigas? :)
Queremos te enviar OS MELHORES
conteúdos do Superela.
Você vai adorar! ❤
Qual conteúdo você gostaria de ver no Superela?
A gente escreve sobre o que você quiser e ainda manda no seu email :)
Obrigada!
Recebemos sua sugestão.

Hey, você já conhece o Clube Superela? Lá você pode perguntar o que tem vontade anonimamente :)
Cabelo crespo ou cacheado? :)
Sororidade no empreendedorismo!
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
Já curtiu o Superela no Facebook?