5 regras de relacionamentos que você não deveria seguir
Já percebeu a quantidade de regras que são dadas prontas para nós. E olha que nem sempre elas fazem algum sentido e, mesmo assim, a gente acaba seguindo sem questionar. Elas estão por toda parte, seja na nossa carreira, em casa, nos relacionamentos familiares ou em nossas amizades.
Se eu fosse citar todas, essa leitura provavelmente demoraria um pouquinho… Mas que tal falar das regras que invadem nossos relacionamentos amorosos? Elas podem invadir sua relação sem dar sinais e arruína-la sem que você se dê conta disso. Vamos nos livrar dela?
5 regras de relacionamento para você seguir:
“Mulher comprometida não pode ter amizade com homens”
Essa é clássica, né? Seria como dizer que a gente não pode se relacionar com alguém sem ter outras intenções que estão cuidadosamente camufladas. Sabe como ajudar para que essa ideia vire passado? Seja autêntica com você mesma. Se você gosta de alguém, não faça joguinhos – até porque, alguns deles são tão complicados que ninguém entende e até você se confunde no final. Não precisa disso vai!
Quando existe autenticidade é muito mais fácil que as coisas não se confundam. Esse erro é ainda maior porque envolve outra pessoa. Nesse caso, você está brincando com expectativas, desejos e planos desse “amigo”. Então, antes de se magoar ou de magoá-lo, seja clara com suas intenções.
Mas ainda pior é ter um amigo que você se sentiu obrigada a abandonar por um relacionamento. Vamos esclarecer uma coisa: você não é obrigada a nada. Não tem de abrir mão de pessoas importantes para você porque seu namorado não sabe lidar com isso. Garota, fica de olho hein? Não perca pessoas importantes na sua vida pela imaturidade de outra pessoa.
“Não posso sair sozinha”
Sabe o que é mais “estranho” nesse caso? Se um homem quer jogar futebol na sexta-feira ou ir a um bar com os amigos, não existem argumentos contrários. Agora, se uma mulher quer deixar a companhia de seu namorado em uma sexta-feira para ir a um bar com as amigas, as coisas não transcorrem com tanta tranquilidade.
Aí você pode pensar: “ah, isso já não é mais assim”, mas, quando foi a última vez que você fez isso? Provavelmente, a frequência que você sai sozinha ou com amigas é bem menor do que antes. Estar em um relacionamento não significa abandonar seus momentos de lazer sozinha. Mesmo que você ame estar com ele é possível fazer os dois.
“Ele tem acesso ilimitado as minhas redes sociais”
Essa é uma regra que pode aparecer de forma muito implícita. Mesmo aqueles casais que não se intitulam ciumentos, estranham um pouco se não tiverem acesso às redes sociais do seu parceiro. Essa atitude nada mais é, do que uma falta de confiança, camuflada. Ele não entra, mas tem a senha. Então porque ter a senha afinal?
O problema aqui não é compartilhar senhas, mas é um espaço de expressão de sua individualidade e identidade sendo invadido por outra pessoa. Entenda, um casal são duas pessoas e quando se unem não criam um novo ser único, a não ser que tenham filhos. As identidades não se fundem e nem deveriam. Essa mistura é uma das mais prejudiciais para um relacionamento. Não estou dizendo que você não abrirá mão de nada em um relacionamento, mas existem coisas que não devem ser deixadas para trás. Você precisa de limites ou você se perderá.
Mas, lembre-se, você deve ter esse espaço e ele também. Se você não confia nele o suficiente para que ele use suas redes sociais da forma que bem entenda, tem alguma coisa errada aí. Ah, e a confiança nesse caso é em você também! Se seu relacionamento é saudável e bacana para os dois, acredito que ficar procurando por outro é uma perda de tempo. Eu, no lugar dele, aproveitaria o presente.
“Tenho que gostar de tudo que meu namorado gosta”
Por que os gostos têm que ser idênticos? Eu não gosto de futebol e não acho que tenho que “aprender a gostar”, até porque eu não acho que meu namorado tenha que aprender a gostar de tutorais de maquiagem. Os seus interesses são, mais uma vez, expressões de quem você é. Por mais que vocês se deem bem, ele não é você e não vai ser nunca. Esqueça essas regras de relacionamento que dizem que vocês são uma só pessoa!
O primeiro pensamento que vem é de estar sozinha para fazer as coisas que gosta. Antes você estava solteira, não é? Então qual o problema nisso? Mas, claro, que em alguns momentos pode surgir aquela necessidade da companhia para se compartilhar algo que a gente goste. Mas seu namorado e você têm que entender que nem sempre a gente faz algo que ame. Para isso, entrem em acordo.
Todos os relacionamentos são construídos dessa forma. Então, se ele realmente faz questão da sua companhia assistindo futebol, combine de assistir com ele a um jogo por mês ou por semana, por exemplo. Se ele não gosta de romances, faça um combinado também. Combinado é combinado, não é mesmo?
“Meu namorado não gosta que eu use roupa curta”
Garota, se você não se veste como você gosta por causa do seu namorado, você precisa de uma séria intervenção. Seu corpo não pertence a ninguém além de você mesma. Não abra mão do direito de ter seu próprio corpo, de vesti-lo e usá-lo como quiser. Tem alguma roupa que você o proíbe de usar? Se sim, cuidado também. Se você não quer se sentir objeto de ninguém, o contrário também é válido.
Agora, se você já trocou de roupa alguma vez porque seu namorado achou a saia curta, o vestido chamativo, ou o short muito revelador, troque de namorado! Não deixe de se expressar e de se sentir confortável com quem você é.
E então…
Já caiu em uma dessas armadilhas? Infelizmente, muitas de nós já passamos por elas, caímos nessas regras de relacionamento e demoramos um tempinho para aprender a sair. Se você já aprendeu a identifica-las, tome muito cuidado com a flexibilidade. Às vezes a gente quer tanto que um relacionamento dê certo que acaba relativizando demais e desistindo de limites que já havíamos estabelecido para nós.
Ei, não vale a pena! Se você ainda não encontrou alguém que te respeite como você é, não aceite o que aparece. Você não precisa disso e aceitando uma realidade dessa, provavelmente não será feliz. Assim, você estará apenas apagando a chama mais bonita que nasce de você. Esqueça as regras de relacionamento e só entre em um quando você tiver certeza do seu valor e do quanto merece ser feliz!
Imagem: via Pinterest