Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Tudo o que você consegue pensar, dia sim, dia também, é em como conseguir uma renda extra. Ou, pelo menos, como economizar dinheiro para chegar no fim do mês sem precisar contar os centavos e almoçar coxinha para não ficar no vermelho no banco.

Em tempos de crise, é difícil manter o salário na conta e sair da sensação de sufoco. E você faz praticamente tudo para conseguir uma graninha a mais, sem sucesso. Aprender como economizar dinheiro parece um mistério completo para você, e você já se pegou buscando uma renda extra em vários lugares diferentes (até considerando um segundo emprego de final de semana).

Mas, afinal, como economizar dinheiro mesmo quando você não tem outras fontes de renda e não ganhou um aumento no seu emprego? A gente ajuda, olha só:

1.Faça uma lista dos seus gastos – e corte os excessos

Como o dia a dia é sempre muito corrido, às vezes você gasta dinheiro com coisas que não percebe – e que não precisa. A melhor dica para aprender como economizar dinheiro é colocar no papel tudo o que você gosta. Dessa forma, você consegue visualizar com o que está usando o seu dinheiro e cortar o excesso pela raiz. Almoços e lanches fora de casa todos os dias, o cafezinho da tarde, além de outros gastos que vão além do que você precisa ficam mais claros assim.

2.Reveja as suas assinaturas online

Netflix, Spotify e outras plataformas online têm um esquema de subscrição: você paga ter acesso aos serviços e o valor é cobrado mensalmente no seu cartão de crédito. Por mais que seja uma forma ótima de você ter acesso a conteúdo de forma justa, muitas vezes você assina coisas e esquece que elas caem automaticamente na sua conta. Uma vez por ano (ou a cada seis meses), vale a pena você rever esses esquemas de assinatura e cancelar os que você não usa com frequência – é um dinheiro que sai e você nem percebe.

3.Busque outros formatos de renda extra

Sim, não é fácil encontrar uma renda extra nos dias de hoje, mas você não precisa pensar em conseguir um segundo emprego ou fazer inúmeros freelas para ter um pouco mais de dinheiro no fim do mês. Você pode, por exemplo, fazer uma limpa no seu armário e vender as roupas que ainda estão boas ou aquela máquina fotográfica que você nunca usa. É uma forma de você organizar a sua casa e se desfazer daquilo que não tem mais uso para você – e dar vida nova para roupas e outros acessórios.

4.Crie uma meta de economia

Sem uma meta, é fácil você deixar a sua poupança às moscas. Se o seu plano é guardar dinheiro – por qualquer motivo que seja, então é o momento de você criar objetivos realistas para isso. Quando você tem um foco, fica mais fácil encontrar a motivação para fazer o que você precisa. Ou seja, pense naquela viagem que você sempre adia, no curso que você quer fazer, ou em quitar aquela dívida que te persegue há anos ou criar um pé de meia para os momentos de emergência. Coloque um valor no papel e estabeleça metas semanais ou mensais para você conseguir guardar essa grana. Quanto mais específico, melhor. Ao invés de escrever ‘quero guardar R$ 1.000 até dezembro’, escreva: ‘vou colocar R$ 40 na poupança toda semana até o fim do ano’.

5.Preste mais atenção aos impostos

O Imposto de Renda é complicado de fazer, mas pode te render uma grana extra com a restituição anual. O ideal é consultar um contador para saber exatamente como você pode fazer o seu IR para receber mais com a restituição ou ainda onde você pode encontrar uma graninha extra para deixar no banco. Em São Paulo, projetos como o Nota Paulista e Nota Paulistana são uma opção. Além disso, este ano você pode sacar o seu o FGTS inativo. Ao invés de deixar esse dinheiro dando sopa por aí, junte tudo o que puder e coloque em uma poupança ou aproveite a oportunidade para acertar as suas contas.

 

Você não precisa ficar ansiosa e nervosa toda vez que sacar o seu cartão para fazer qualquer coisa. O objetivo do dinheiro é que ele seja uma ferramenta para você viver a sua vida da melhor maneira possível e não um problema.

O primeiro passo para isso é ser bastante objetiva com como e onde você gasta o seu suado dinheiro e, a partir daí, fazer as adaptações necessárias para ficar mais tranquila no dia a dia.

Imagem: Reprodução / Girlboss


Que tal ajudar a nossa usuária com algumas dicas de como economizar dinheiro e conseguir uma renda extra?

@ load more