Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

A renovação dos votos matrimoniais é uma celebração especial para qualquer casal. Ela acontece em um aniversário do casamento (dez, vinte, cinquenta anos etc.) ou até mesmo depois de um período difícil na união, quando os parceiros sentem a necessidade de reafirmar o compromisso que fizeram um com o outro.

Os votos matrimoniais e o buquê

votos matrimoniais

Uma das opções para a renovação de votos sagrada é criada com toques da cultura celta e indiana. Segundo Renata Chiarotto, cerimonialista da Elo Mágico, a noiva – que pode se vestir da forma que desejar – deve também usar um buquê.

O “buquê” é uma palavra de origem francesa e, como todos sabem, trata-se de um arranjo de flores usado pela noiva na cerimônia de casamento. A ideia principal do buquê é que simbolize a vida, levando em consideração que as flores são as reprodutoras das plantas (ou seja, indicam fertilidade).

Uma curiosidade:

Na Idade Média, comumente as noivas iam a pé até a Igreja, e no caminho eram presenteadas com flores e ervas. Quando chegavam ao destino, já estava formado um buquê que lhes daria sorte.

Existem algumas flores que são comuns em buquês, por isso, segue aqui algumas dicas do Herbalismo Essencial sobre elas para fortalecer ainda mais a renovação dos votos (e também sobre ramos de plantas que junto ao arranjo podem potencializar energeticamente e contribuir para o aroma).

Rosa Vermelha: por muito tempo foi referência entre as noivas pelo seu significado marcante de amor intenso, paixão e conquista;

Rosa Cor-de-Rosa: extremamente delicadas e alegres, também ficam ótimas para as renovações de voto diurnas! Sua cor remete ao romance, feminilidade e inocência;

Rosa Branca: o branco é uma das cores mais procuradas pelas noivas tradicionais, que preferem uma renovação mais clean e elegante. As pétalas brancas da rosa transmitem a pureza e o equilíbrio;

Rosa Amarela: transmitem vivacidade e felicidade. Seu tom vivo também transmite energia ativa e prosperidade;

Lírios: uma das flores mais antigas no mundo que, desde os tempos da Grécia antiga, já era uma das opções mais cobiçadas. Seu principal símbolo é o afastamento de más energias da relação. Por isto, é uma das melhores escolhas para quem busca uma união livre de qualquer coisa negativa no grande dia.

Orquídeas: delicadas, elas encantam a todos com o seu aroma, sua naturalidade e beleza. Essa flor trabalha em nosso campo vibratório a energia do AMOR em todas as suas manifestações. Aqueles que possuem ou usam orquídeas são capazes de amar mais e se permitirem ser amados. Ela é ótima para construir bons relacionamentos e também para harmonizar uma relação conturbada.

Plantas para complementar o seu buquê na renovação de votos:

Alecrim: é uma erva aromática comum na região do Mediterrâneo. Devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no de “rosmarinus”, que em latim significa orvalho do mar. É um arbusto muito ramificado, sempre verde, com hastes lenhosas, folhas pequenas/finas, opostas e lanceoladas. Em seu buquê vai trazer proteção contra energias de origem densa e também vai aumentar a energia do casal como um;

Dente de leão: planta herbácea vivaz, acaule, lactescente, cespitosa, que cresce de cinco a trinta centímetros de altura e cuja raiz amarelada pode atingir até quarenta centímetros. É dito que qualquer um que carregue consigo o dente de leão é bem-vindo em qualquer lugar, pois é uma planta que traz boa sorte e bons ventos;

Lavanda: planta subarbustiva perene de ramos e folhas brancacentas-tomentosas, que cresce de 0,3 a 0,6 metros de altura. Acredita-se, popularmente, que suas flores e folhas livram as mulheres de maus tratos de seus maridos e que dormir sobre ramos de lavanda acalma nos casos de depressão. É uma planta que harmoniza qualquer relacionamento e também é extremamente relaxante.

votos matrimoniais

Vestida então do jeito que se sentir mais confortável e com o buquê de sua escolha, a noiva está pronta para renovar os seus votos matrimoniais com o parceiro ou parceira.

A cerimônia

Na cerimônia (que pode ter a participação de pessoas especiais como filhos, amigos e familiares) acontece o benzimento do casal para abençoar o novo ciclo da união. Nela é realizado o plantio das intenções do novo ciclo, plantando sementes de amor-perfeito em um vaso que deverá permanecer na casa do casal.

É recomendado que o casal escolha quatro padrinhos para ofertarem quatro presentes mágicos (voltados para prosperidade, saúde, fertilidade e proteção do casal), simbolizando os quatro elementos. Então, é feito um juramento em volta do fogo (considerado sagrado) para que a chama do amor permaneça acesa e seja selada nesta renovação.

A saída dos noivos acontece com bênçãos, um nó unindo ambos em seus braços e, assim como nas cerimônias tradicionais de casamento, o arroz é jogado no casal para atrair prosperidade neste novo ciclo.

Lindo, né?

Fica aí a sugestão para quem acredita que o amor deve ser sempre celebrado e os votos, renovados.

Disney Pixar Kiss GIF by Disney - Find & Share on GIPHY

Imagem: Gustavo Franco


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more