Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Em uma época na qual milhares de fotos são postadas diariamente, apresentando pessoas muito contentes, com lindos sorrisos e que chorar em público ou falar sobre sentimentos tristes é algo quase raro, a tristeza aparentemente não existe.

Ninguém quer demonstrar que ela continua entre nós, apesar desse rondar constante. E nessa farsa, fingimos para os outros que estamos bem, em uma ânsia infundada de convencermos a nós mesmos. Quando isso não funciona, algo que ocorre quase sempre, engolimos nossos momentos de tristezas, de maneira amarga, e sem tentar entender e realmente sentir.

Em uma época como essa, falar sobre tristeza é quase um tabu. Ninguém quer mostrar vulnerabilidade e se sentir “fraco”. Há uma forte sensação de que fazer isso é um perigoso risco de exposição – no qual ninguém quer correr. Então, preferimos esconder a tristeza, fingir que ela não existe, até que algo bom aconteça e possamos esquecê-la. Mas será que esquecemos?

momentos de tristeza

Momentos de tristeza fazem parte da vida e devem ser respeitados

Ninguém quer sofrer. A tristeza machuca, nos torna vulneráveis, arranca lágrimas e desmotiva. Ela prova que somos seres humanos em um momento em que todos preferem fingir que somos super-humanos. No entanto, querendo ou não, os momentos de tristeza sempre vão existir. Por mais que usemos diversos artifícios para escondê-los. Nesse sentido, fingir que não estamos tristes é um processo de sabotagem que não ajuda em absolutamente nada.

Sentir a tristeza e chorar é algo que precisa acontecer para que possamos nos libertar dela. Não digo que precisamos estar sempre tristes, pois isso já é depressão e exige tratamento. Mas ter momentos de tristeza é algo natural da vida. E se sentimos isso devemos respeitar. Não há problema algum em se sentir triste. É um sentimento como outro qualquer, mas que é visto como algo tremendamente horrível, pois simplesmente não sabemos lidar com ele.

Precisamos aprender que se o amor foi embora, a amizade acabou, o emprego não deu certo, perdemos alguém, estamos desmotivados, ou as diversas outras coisas que podem acontecer com qualquer um, e precisamos chorar, que choremos. Se precisamos de um tempo só para nós, que fiquemos longe de todos e possamos colocar nossa cabeça no lugar.

momentos de tristeza

Pode chorar, vai

Se precisamos pensar no que deu errado e o porquê de estarmos triste, que maravilha, que possamos fazer isso também. Se precisamos falar sobre nossas tristezas, que encontremos um bom amigo para ouvir. Se precisamos assistir um filme ou escutar músicas tristes para simplesmente conseguir chorar um rio e colocar tudo para fora, que façamos isso.

Não há nada de errado em fazer qualquer uma dessas coisas. Está tudo bem se sentir triste. Está tudo bem chorar. Está tudo bem querer ficar um tempo sozinho. Sentir e respeitar a tristeza não nos fazem menos ou mais, só demonstram que somos humanos, que estamos vivendo e que sentimos. E acredite, todos os momentos de tristeza passam. No entanto, podemos escolher se vamos esconde-los, fazendo com que nos persigam como sombras, ou se vamos sentir e deixarmos que partam.

Imagem: Pexels


E o que vocês responderiam a essa pergunta aqui abaixo, feita por uma de nossas usuárias do Clube Superela?

@ load more