Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

“Eureka” é a expressão utilizada quando alguém faz uma descoberta, ou cria algo muito importante. Quem não gostaria de ser mais criativa? A verdade é que passamos a maior parte do tempo pensando “Como é que eu nunca pensei nisso antes?”.

O problema é que a gente acha que os grandes escritores, atores, pintores, artistas, coreógrafos, publicitários, e todos aqueles que criam e produzem coisas novas todos os dias, possuem lapsos estranhos e mágicos de criatividade cada vez que sentam para criar alguma coisa. Eles fazem parecer tão fácil.

Mas a verdade é que quando começamos a ler as biografias, e a estudarmos sobre criatividade, descobrimos que por trás de toda aquela inspiração existem horas e horas de pesquisa, trabalho, arquivos, entrevistas, conversas e etc., para que a partir daí, nasçam todas as músicas, textos, histórias e filmes que amamos.

E pra você ser mais criativa, veja essas dicas:

1. Pesquise sobre criatividade

Existe uma infinidade de livros que dão milhares de dicas sobre como desenvolver seu lado criativo. Assista a palestras que falem sobre o tema, leia as biografias dos seus ídolos e descubra de onde vem a inspiração deles. Pesquise o máximo que você puder, e descubra o que funciona para você.

2. Livre-se do fardo de ser completamente original

Nossa criatividade é totalmente bloqueada quando queremos criar algo do zero. O pulo do gato não está em construir algo do zero, mas construir algo que tenha a sua cara. É só você pensar em quantos livros sobre vampiros nós temos por ai, tem até vampiro que brilha. Não fuja das suas influências, use-as ao seu favor, e faça algo que tenha a sua cara.

3. Tenha um arquivo pessoal

Esteja atenta e guarde tudo que puder. Todo criativo é um acumulador. Acumulador de coisas, ideias, conversas, finais de tarde. Acumulador de frases, de textos, de livros, de cenas de filmes, de músicas. Acumule tudo que puder. Quando estiver sem inspiração, você já sabe onde encontrá-la.

4. Trabalhe duro

Pare de achar que tudo é lapso de criatividade, lapso de boas ideias. Esteja lá, dia após dia, escrevendo, pintando, decorando, seja lá o que você faz. Esteja lá todos os dias FAZENDO.

5. Não seja comum

O que diferencia as pessoas comuns das pessoas criativas é que as pessoas criativas, além de serem mais sensíveis, estão sempre na contramão. Preste atenção nas coisas que a maioria das pessoas ignora, use uma lupa, e mostre ao mundo o quanto algo desinteressante pode ser interessante.

6. Tenha o seu próprio espaço

Crie seu universo particular. Cerque-se de todas as coisas que você ama. Livros, instrumentos, materiais, fotos dos seus ídolos, canetas, cadernos, agendas. Tenha o cuidado de não ficar preso somente à tela do seu computador, abuse de canetas, desenhos, rabiscos… É de lá, que podem sair boas ideias.

Não despreze o “eu” criativo que existe em você, e aproveite para dar o primeiro passo agora, salvando este artigo, e procurando mais alguns. O “Eureka” está logo ali!

Imagem: Pinterest

@ load more