Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Você saberia elaborar um serviço à americana para um almoço ou jantar, na sua casa? Complicado? Saiba que esse tipo de serviço é informal, facilitando muito a dinâmica dos itens de mesa como também os preparativos de cardápio.

Quando você quer receber um grupo de amigos e, muitas vezes, a sua mesa de jantar não dispõe de lugares suficientes, o serviço à americana é muito frequente pelos anfitriões. Ele fornece praticidade para quem recebe e ao mesmo tempo, deixa os convidados à vontade.

Basta ter um espaço bacana para que a mesa principal (buffet) seja posicionada de uma forma fácil para a circulação dos convidados ao seu redor, principalmente, na hora de se servir. O exemplo abaixo é mesa retangular, mas as redondas podem ser utilizadas, respeitando a mesma dinâmica ou similar.

O serviço à americana é muito usual em festas de casamentos, bodas, aniversários e em outras festividades.

Ele é um serviço simples, assim, você pode e deve fazer em sua casa ou salão de festas para receber grandes grupos. Dependendo do espaço que você dispõe e pelo número de convidados, você poderá ter mais de uma mesa principal (buffet), assim todos poderão circular e, ao mesmo tempo, se servir com conforto, sem enfrentar aquelas “filas” decorrentes dos restaurantes self service.

Receber bem é uma arte, porém nada impossível para qualquer mortal que goste e queira receber seus amigos e familiares.

Como não terá lugar marcado, os convidados irão se servir e se encaminhar com o seu prato a algum lugar confortável para iniciar a refeição. Muitas vezes, não terá uma base e/ou mesa para apoiar os pratos de todos, assim procure escolher um cardápio atraente e apetitoso, facilitando o manejo tanto para se servir como na hora de consumir os alimentos.

Você pode usar lindas peças de MDF (não é sousplat) com várias capas coloridas. Elas poderão servir de apoio aos pratos como também ajudar na composição desse tipo de serviço.

Lembre-se de que a mesa do buffet é a protagonista, com isso, capriche no seu visual, colocando uma linda toalha ou trilhos/caminhos de mesa.

Quando a mesa é de madeira maciça e/ou rústica, existe a preferência de deixá-la aparente, mas, particularmente, prefiro sempre uma roupa de mesa até mesmo para proteger o móvel. Se a mesa não tiver tamanho suficiente para compor todos os itens desde alimentos até os componentes necessários, utilize uma outra mesa ou mesmo um aparador para deixar os pratos, talheres, guardanapos à parte.

Faça composições coloridas, mas sempre com harmonia entre as peças de louceiro e/ou cerâmica e decoração, tentando criar uma atmosfera festiva, porém sempre com elegância. Divida por pilhas os pratos lado a lado. Os talheres podem ser posicionados juntos ou mesmo, serem alojados em porta talheres de vime, bambu, vidro, louça, ou outro tipo de material, igualmente se for utilizar porta guardanapos.

Os guardanapos podem ser de tecidos ou de papel decorativo, esse último é muito bem vindo em festas intimistas, quando você recebe em sua casa, sem qualquer necessidade de contratar os serviços de buffet, decoração e garçons.

Falando nos garçons, dependendo do número de convidados, sempre é bom pelo menos o serviço de um garçom para o atendimento e apoio das bebidas. Essas devem ficar em uma mesa à parte junto às taças, aos copos, balde de gelo para serem servidas pelo garçom ou se for um grupo pequeno, os próprios convidados poderão se servir das bebidas disponíveis.

Em alguns serviços, costuma-se servir uma rodada de bebidas na chegada dos convidados e ao longo da festividade, os próprios ficam à vontade para se servirem.

A inspiração do cardápio irá indicar as bebidas a serem servidas, porém muitos anfitriões tentam a proeza de agradar a gregos e troianos, dispondo de dois ou mais tipos de vinhos tinto e branco, espumantes, cervejas, sucos…

Algumas dicas para o serviço à americana:

1. Use suqueiras de vidro ou cristal para sucos ou mesmo para águas aromatizadas, além de darem um charme, elas ficam muito bem posicionadas na mesa das bebidas ou mesmo em um apoio somente para elas com os respectivos copos.

2. Espalhe em alguns pontos do buffet, apenas se for jantar, velas e porta velas decorativos, porém evite as velas perfumadas, pois muitos não gostam da mistura de perfume x comida.

3. A mesa principal, bem como as mesas de apoio, podem ter arranjos decorativos florais ou folhagens. Nesse tipo de serviço, os arranjos altos são muito bem vindos, diferentes dos arranjos baixos para mesa posta.

4. Se for servir de entrada queijos, frios, frutas secas, ou mesmo petiscos, abuse de suas tábuas de madeira ou bambu para compor a mesa com esse tipo de alimento;

5. Prepare um cardápio versátil, dando preferência as saladas variadas, massas, carnes, essas de preferência cortadas ou desossadas, facilitando o manuseio tanto para servir como para consumir.

6. A preferência é para sobremesa ser servida no final. Assim, depois que todos já terminaram, pouco a pouco, os itens de almoço são retirados e dão lugar às sobremesas e frutas como também aos pratos e talheres. Dependendo do espaço disponível e caso você queira ressaltar a beleza de alguma torta ou bandeja de doces, nada impede de ter uma mesa à parte com esses quitutes, colocando os pratos e talheres de sobremesas dispostos na mesma mesa e/ou próximos;

7. Não esqueça de deixar um cantinho charmoso para o cafezinho, chá, com alguns petit fours e chocolates na saída de seus convidados.

Faça com amor e carinho, pois com esses dois ingredientes, nada poderá fazer com que seu evento não seja um grande sucesso! Conheça meu Instagram para mais dicas!

Imagem: Pexels

@ load more