Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Correria, lista de presentes, grana curta, décimo terceiro comprometido, filas nas lojas, centro da cidade caótico, shoppings lotados, trânsito, canseira e estresse. Essas têm sido as características do final do ano. Inúmeras comemorações, amigo oculto no trabalho, escola, academia, família. Calendário apertado e, muitas das vezes, automatização nos comportamentos e nas ações. Afinal, qual é o significado do Natal e do Ano Novo pra você?

Sinto falta da época em que o final de ano demorava para chegar, que havia expectativa e não obrigatoriedade pela data do Natal.  Que se buscavam nas receitas de casa ou com as amigas ou vizinhas, idéias para ceia, gerando encontros amoráveis e conversação boa de um planejamento que não apresentava pressa. Sinto falta dos cartões escrito a mão, de caneta azul, que chegava a manchar de tinta o papel. Sinto falta da decoração simples, que reunia boas risadas e recordações ao montar a árvore.

Hoje, muitas das vezes, o pensamento é de aflição e de frustração por não se “ter”. Não ter tempo, não ter condições financeiras para se comprar tudo, não ter a foto da família ou a festa idealizada no Instagram.  Muitos dos encontros chegam a parecer cena de figuração: taças nas mãos, sorriso forçado, perguntas clássicas, como daquela tia: você não casou ate hoje minha filha? E outras situações que nos fazem refletir qual o significado desse período em nossas vidas.

significado do Natal

Qual é o real significado do Natal para você?

Para mim Natal é congregar, compartilhar, doar um pouco de si, do melhor que podemos oferecer, para mim natal é ser. É estar integrado consigo mesmo e com as pessoas que te cercam, é presentear sim, sem o peso de ter que comprar algo, mas com o prazer de cultivar um sorriso. É uma celebração ao cuidado, a união e participação não só de um lar, mas de algo maior, é estar em sociedade, cultivando a fraternidade, como semente.

O significado do Natal para mim é oportunidade de falar e declarar o quanto os que te cercam são importantes em sua jornada, fazem a diferença e engrandecem nosso caminhar. É acreditar no Papai Noel lúdico que transforma e incentiva o sonhar, é chamar o aniversariante para comemorar com sua mensagem de amor. É parar e observar os gestos e o tempo que nos cerca, avaliando o que estamos fazendo desse grande bem, que se esvai ou se múltipla no passar dos dias, meses e anos.

Que possamos aproveitar esse momento para respirar profundamente e degustar não só as guloseimas de uma mesa farta, mas as oportunidades que nos são chegadas, através de situações e pessoas e o que elas trazem para nossas vidas. Analisando como está nosso diálogo interior e nos presenteando com o abraço do auto amor e o afago do auto perdão.

Que a iluminação não esteja só nos espaços decorados, mas também em nós, acolhendo nossas sombras e envolvendo nossos maiores desafios interiores, que possamos piscar alegria e esperança, colorindo nosso colorir e mudando nosso tom diante da nossa caminhada.

E que essas reflexões possam adentrar todos os dias de um novo ano, com corações renovados. Depois de fazê-las, o significado do Natal vai mudar para você?

Imagem: Pinterest

@ load more