Supera! Como e por que você deve fazer isso

Superar no dicionário significa: “passar por cima; passar além; ser ou ficar superior; fazer desaparecer; remover, resolver: superar todas as dificuldades”.
Supera! Essa palavra tão completa, cheia de motivação e significado, nunca vem sozinha. Um amontoado de sentimentos tá ali, sempre de mãos dadas com ela. Nos questionamos o tempo todo o que ela realmente significa dentro da gente. Será que existe mesmo isso, de acordar um dia e dizer “SUPEREI!” e nunca mais olhar para trás ou no fundo nós nunca superamos?
Vou falar aqui de superar o fim de um relacionamento, um amor, alguém que marcou (e não vai mais voltar). Sabe o que todos têm em comum? Em algum momento uma parte da relação (ou ambas), decidiu que não queriam mais.
Isso acontece por vários motivos, mas no final, é sempre por uma falta. Falta de reciprocidade, falta de amor, falta de respeito, falta de cumplicidade (entre tantas outras) e por mais que cada falta tenha seu motivo particular, não faz diferença.
Porque quando existe a ausência de um sentimento, o amor já não mora mais lá. Mas aí você pode me dizer que estou errada e que por mais que exista essa falta, você sente que ainda existe amor.
Mas (eu te digo que) é fácil confundir a memória de um amor que existiu um dia (e foi lindo, não duvido), com a rotina, o apego, o carinho e o medo do novo, do desconhecido.
O amor dura o tempo que ele tem que durar. Pode ser uma vida, um mês, dois minutos. O que realmente importa é que foi amor, que foi completo enquanto era bom e feliz.
Lembra que eu falei da falta? Quando ela surge, a felicidade também já não mora mais ali. Então, por que ficar? Por que se apegar ao que não existe mais?
Não estou dizendo pra você sair terminando seu relacionamento, simplesmente porque hoje você não acordou feliz. Existe uma diferença entre você não estar bem e o seu relacionamento não estar bem. No fundo sempre sabemos. O iminente fim de um relacionamento, vem com uma pontinha de tristeza e amargura junto, que conhecemos muito bem.
Mas e aí, como superamos? Qual a fórmula secreta?
Então, não existe atalho ou fórmula secreta que resolva isso como um passe de mágica. o primeiro (e único) passo é seguir em frente. Não se apegar ao que foi bom (isso é um erro enorme) e nem se apegar ao que foi ruim.
Simplesmente seguir em frente! Como quem mudou de emprego ou de cidade e tem que recomeçar, não importa aonde. Se despir das barreiras, redescobrir sensações, gostos e sentimentos. Preencher a falta, se encher de amor próprio. Se reinventar e viver bem com a própria companhia.
E um belo dia, em plena segunda-feira, você vai acordar e perceber que agora sim, pode lembrar com carinho dos momentos bons e ruins, porque eles não afetam mais, não machucam mais. São só lembranças que te fizeram crescer e amadurecer, quando você só via sofrimento.
Superar é isso, não querer um fim, mas em troca, ganhar um novo começo. Entender, lá na frente, que te fez melhor, fez você se aproximar mais de você mesma e te deu uma nova chance, de ser feliz mais uma vez.
Então, (respondendo a pergunta lá do comecinho do texto), acho que acordamos um dia sim, com um superei enorme estampado na cara e no coração se a gente se permitir.
Por isso, como diria nossa querida Marília Mendonça “de mulher pra mulher, supera!”
Imagem: Unsplash