Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Ter uma rotina faz parte de uma vida organizada, quando automatizamos certas tarefas, temos mais tempo para deixar nossa cabeça pensar no que realmente importa e principalmente, conseguimos ter mais tempo pra gente. Veja abaixo dicas testadas e aprovadas que vão facilitar sua rotina sem que você precise arrancar os cabelos sempre que o despertador tocar.

Dicas de organização que vão facilitar sua rotina:

1. Acorde cedo

Repita comigo: “soneca nunca mais!”. Dormir é bom (eu sei, eu sou taurina) e acordar cedo parece uma verdadeira missão impossível. Mas esse hábito ajuda – e muito! – a dinâmica do seu dia e vai facilitar sua rotina.

Para garantir que você acorde maravilhosa e descansada é super importante começar a sua rotina do sono cedo. Se o horário ideal para dar bom dia pro mundo é às 6h30, você tem que ir dormir às 22h30 (pra completar a média recomendada de 8h de sono).

dicas para facilitar sua rotina - sono

Então a minha dica é que você coloque um alarme para tocar às 21h30 todos os dias pra lembrar de ir se preparando pra dormir. Olhar pela última vez o celular, colocar o pijama e ir pra cama.

Ps: lembre-se que se você for pra cama às 22h30 você deve acabar dormindo pelas 23h, por isso o ideal é sempre irmos antes.

E atenção: esse negócio de ir deitar com celular na mão é furada, dá pra perder uma, duas, três horas do seu sono só arrastando o dedinho pra cima.

Especialistas recomendam evitar usar qualquer tela 30 minutos antes de ir dormir. A mesma coisa quando você acorda: tocou o despertador? Se espreguice e vá se arrumar. Não entre nas suas redes sociais, você vai perder pelo menos meia hora nisso, deixe pra ver quando tiver um tempo livre. Experimente fazer isso, é sério, vai transformar sua vida.

2. Faça uma lista de tarefas

E atribua uma prioridade para cada uma delas. Fazer o que é mais importante primeiro elimina preocupações e sobrecarga. Se tem uma atividade muito grande, como fazer o imposto de renda, divida em pequenas atividades: 1) Separar os documentos; 2) Solicitar os documentos pendentes; 3) Subir as informações no sistema.

Se a sua lista está muito extensa, verifique quais as tarefas que você pode fazer amanhã, depois ou delegar. Por exemplo:

Hoje:

  • pagar as contas de luz e gás;
  • fazer mercado;
  • ligar para a minha avó.

Amanhã:

  • marcar consulta médica;
  • ir na academia;
  • tentar desconto no plano de celular.

E atenção: é muito fácil entrarmos na função “mulher-maravilha” e achar que damos conta de tudo. Será que tem tarefas da sua casa que você poderia dividir com o seu parceiro? Se sim, divida as responsabilidades, anote em um papel o acordado que cada um vai fazer na casa, prenda na geladeira e tire essa preocupação da sua lista. Sua pele agradece e isso com certeza vai facilitar sua rotina.

3. Use a regra dos 5 minutos

Não, não é mais 5 minutinhos na cama! Essa regra funciona mais ou menos assim: se você pode realizar uma tarefa em menos de cinco minutos, faça agora. É uma forma de evitar o esquecimento ou acúmulo de pequenas tarefas diárias, que se tornam grandes ao final do dia.

Chegou um e-mail simples? Responda assim que ler. Precisa pagar uma conta? Acesse o app do banco no celular e já programe. E por aí vai!

4. Crie um bullet journal

Para quem não abre mão de papel, caneta e caderno, o bullet journal é o melhor método. Nele você pode anotar tarefas e compromissos usando símbolos específicos para saber o que é pra ser feito no dia, na semana e/ou no mês.

Ele também pode servir de apoio para outras atividades como acompanhar novos hábitos, anotar momentos especiais, frases inspiradoras, etc. Fica tudo organizadinho e lindo <3

dicas para facilitar sua rotina - bullet journal

5. Faça da tecnologia sua melhor amiga

Se você é do time do smartphone/tablet/notebook, existem diversas ferramentas capazes de organizar todas as informações que você precisa acessar, sem precisar memorizá-las.

Além da agenda do seu celular, que é um instrumento maravilhosos e muita gente quase não usa (eu vou colocando tudo que é tarefa minha lá, já no horário que eu sei que estarei livre pra fazer).

Existem aplicativos para fazer anotações, planilha financeira, gerenciador de hábitos, gerenciador de tarefas, e muito mais.

6. Separe sua roupa no dia anterior

A gente acabou de acordar e já tem que tomar a decisão do que vestir. Queremos nos sentir bem, bonitas e confortáveis, sem ter que ficar parada em frente ao guarda-roupa por muito tempo.

Então, antes de dormir, separe o que será usado no dia seguinte, claro que quando acordar você pode querer mudar uma peça, acrescentar um casaco, mas aí vai ter que tomar uma decisão muito menor do que a de escolher todo o look.

Extra, extra: Aposte num armário mais enxuto, com peças coringas, como por exemplo: uma camisa branca, um blazer, uma calça social preta, um cardigã de cor neutra. Quanto mais roupa você tiver, mais indecisa vai ficar na hora de se vestir e isso não ajuda na missão de facilitar sua rotina. O que você não usar mais, venda (faça um bazar ou venda online) e/ou doe.

dicas para facilitar sua rotina - roupas

7. Aplique o método KonMari

Se você ainda não conhece a guru da organização, anote no seu futuro bullet journal: assistir a série “Ordem na Casa com Marie Kondo”.

A série mostra a técnica KonMari de arrumação de forma mais prática e aplicada no dia a dia: basicamente você vai organizar a sua casa inteira ficando apenas com objetos que te tragam alegria.

Radical? Nem um pouco! Esta técnica muda a relação que temos com nossos objetos pessoais. Somos estimulados ao consumo constantemente e abrir mão de itens que não agregam no nosso dia a dia pode ser libertador.

Como aplicar:

  1. Comece arrumando sua casa por categorias e não cômodos: roupas, livros, papéis, objetos em geral (ex. maquiagem, decoração, coisas de cozinha…) e itens de valor sentimental, nessa ordem.
  2. Coloque tudo da categoria que você está organizando a vista, na mesa da sala ou em cima da cama.
  3. Pegue cada objeto e se pergunte “isso me traz alegria?”. Se a resposta for sim, guarde. Se a resposta for não, agradeça pelo que aquele objeto fez por você e descarte. Simples assim.

Ah e ela tem um método incrível para guardar roupas, tudo na vertical, se liga:

dicas para facilitar sua rotina - mari kondo

Olha, eu fiz ele aqui em casa, vocês não têm ideia como é transformador. Não é apenas sobre organização, é uma mudança de estilo de vida mesmo!

8. Organize sua mesa de trabalho

Papéis espalhados, itens de decoração, cabos, carregadores, xícaras… Pode não parecer, mas a bagunça física também pode causar uma bagunça mental. Ou vai dizer que você nunca se sentiu angustiada ao trabalhar em uma mesa desorganizada?

Tire essa distração criando o hábito de organizar sua mesa sempre ao final do dia, separe os 5 minutos finais para jogar fora papéis, arquivar itens, e deixar tudo pronto para o dia seguinte. Você vai ver como isso vai facilitar sua rotina no trabalho também!

9. Planeje o cardápio semanal

Comer fora todo dia pode ser gostoso, mas pesa no bolso. O ideal é você sempre ter uma comidinha gostosa fácil de esquentar para comer ao longo da semana.

Mas pensar no que comer e fazer comida sempre para o dia seguinte toma muito tempo, por isso, planejar com antecedência o que você vai comer durante a semana e já deixar o que for possível adiantado facilita muito esse processo.

Faça sopas, corte temperos em geral, prepare molhos e congele tudo! Prepare travessas de quibe ou legumes assados, escondidinho e coisas do gênero. Tire um dia para preparar e pronto.

E se você não mora sozinha, compartilhe! Uma semana a tarefa é sua, na outra é do seu parceiro. Não esqueça de dividir!

Extra, extra: um truque, tanto para poupar dinheiro quanto para manter uma alimentação saudável, é levar marmitas para o trabalho. É só já preparar as marmitas de pelo menos os próximos 2 dias, e lembrar de pegar na geladeira antes de sair de casa (eu já esqueci tantas vezes que tenho um post-it na porta da minha casa falando: lembrar de pegar marmita rs).

dicas para facilitar sua rotina - marmita

10. Tenha tempo para você

De que adianta uma rotina super organizada e tarefas feitas no prazo se você não tem tempo para o autocuidado? Ter tempo para tudo é importante, inclusive para não fazer nada.

Inclua na sua rotina um tempo para si mesma fazendo uma atividade que te dá prazer, que pode ser tomar um chocolate quente com calma, meditar por 10 minutos, praticar um esporte, ler um livro… Reponha as energias, coloque as ideias no lugar e foque no que realmente faz a diferença na sua vida!

dicas para facilitar sua rotina - autocuidado

Viu só? O poder de ter um dia a dia mais produtivo está nossas mãos (e nas pontas dos dedos). E a gente pode contar sempre com aliados para tornar nossa rotina mais leve e deliciosa, como a Piracanjuba propõe com sua nova campanha “Tá na Mão”.

E falando em ‘leve e deliciosa’ e o poder de equilibrar uma rotina intensa com qualidade de vida, ficou fácil adivinhar quem é a musa embaixadora da nova campanha da marca, né? Veveta, é claro! Dá uma olhada aqui embaixo e veja o que ela faz para facilitar sua rotina:

Assinatura Piracanjuba

@ load more