Bonita e funcional: tecidos de alta compressão são tendência na moda fitness

Cada vez mais é possível notar o impacto que a roupa pode causar na qualidade de um treino físico. Já ouviu falar dos tecidos de alta compressão?
Para atletas profissionais e até mesmo para amadores e iniciantes o padrão das roupas fitness é algo extremamente valorizado por auxiliar diretamente no desempenho dos exercícios.
De fato, estas peças são mais do que acessórios fashions. Por meio delas é possível evitar machucados, melhorar a circulação sanguínea, acelerar a recuperação muscular, entre outros benefícios.
Dessa forma, não é difícil entender o porquê de atletas de todos os tipos demandarem além de uma simples e estilosa legging colorida para comporem o look do treino, principalmente os praticantes de esportes como remo e triatlo.
É preciso que a roupa também tenha um efeito prático, como é o caso das produzidas com o famoso tecido de alta compressão.
O que são tecidos de alta compressão?
Os tecidos do tipo alta compressão são aqueles mais justos, que se encaixam com muita aderência ao corpo. Esse efeito se dá por uma mistura de diferentes materiais específicos, como poliamida, elastano e poliéster.
Inicialmente, eram muito utilizados por mulheres gestantes, em meias e cintas, com a finalidade de estimular a circulação sanguínea e evitar o ganho de celulite causado pelo aumento de peso.
Mas não demorou muito para que cientistas e estilistas percebessem o potencial da alta compreensão para atletas de todos os perfis.
Este tecido tem um efeito de sustentação do próprio corpo, o que faz com que os músculos se desgastem menos e se recuperem mais rápido após um treino de forte intensidade.
Por auxiliar na circulação sanguínea, o músculo consegue realizar um trabalho melhor e de maneira mais rápida. É isso que também ajuda a evitar o aparecimento de microlesões, muito comuns em atividades de esforço acentuado.
Porém, é essencial lembrar que os tecidos de compressão devem ser utilizados somente nas partes do corpo em que o desgaste muscular é maior, como coxas e bíceps.
Assim, articulações e juntas – que não requerem muita ação muscular – poderão ter maior liberdade nos movimentos.
Com atenção a este tipo de detalhe, atletas podem se beneficiar ainda mais das vantagens do tecido ao investirem em conjuntos de roupas de academia do estilo.
Muitas vantagens na alta compressão
A base do funcionamento do tecido de alta compreensão está no fato de que seu efeito de sustentação intensifica a circulação sanguínea no corpo.
Vale destacar as diversas vantagens proporcionadas pelo material, principalmente quando utilizado na moda fitness. Por exemplo:
- Mais facilidade na movimentação do corpo;
- Aumento da força aplicada, graças à diminuição da vibração muscular;
- Maior oxigenação dos membros;
- Maior rendimento durante o exercício;
- Diminuição de microlesões durante os treinos;
- Recuperação mais rápida dos músculos;
- Menos dor no pós-treino;
- Auxílio na evaporação do suor.
Por todos esses benefícios, a alta compreensão ainda pode ser uma indicação estratégica para quem está entrando no universo dos esportes e não possui muito conhecimento sobre a prática.
Fonte: Livre e Leve