Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

É fato que cada pessoa é única. Todo mundo tem suas peculiaridades, traços que se transformam em sua própria marca identitária. Nesse planeta com quase 8 bilhões de corpos ambulantes, é impossível haver figurinhas repetidas.

Tantas são as circunstâncias e as vivências que nos moldam, que é completamente impossível encontrar alguém que tenha as mesmas paixões que a gente. Ou seja, é improvável que indo à padaria do seu bairro você se esbarre com a sua doppleganger de personalidade. A não ser, é claro, que estejamos falando de outras dimensões — mas esse papo de terceira e quarta dimensão fica pra outra ocasião.

Obviamente, nem por isso as pessoas deixam de compartilhar semelhanças. Muito pelo contrário, temos mais em comum com o outro do que a gente pensa — inclusive daquele seu colega de classe chato que você odeia até a morte!

No universo lésbico brasileiro isso não seria diferente.

Ao começar a sair com outras garotas, fui logo notando um certo padrão entre aquelas com quem me relacionava. É como se dentro da grande comunidade sapatônica, houvessem outras pequenas tribos em que suas participantes fossem bastante parecidas entre si.

E aí, ficou curiosa pra saber de qual tribo lésbica você faz parte? Ou então, descobrir qual o seu tipo de mulher favorita?

Então se liga nessa lista com os 8 tipos de sapatão mais comuns!

1. SAPATÃO ARTISTA

Essa mulher é o famoso 10 em 1. Ela faz de tudo um pouco. Sério! Ela é a Emma (personagem do filme Azul é a Cor Mais Quente) da vida real.

Emma de Azul é a Cor Mais Quente desenhando.

Você pergunta o que ela faz da vida e ela te responde com um: eu pinto, desenho, esculpo madeira, faço arte com materiais reciclados, vivo perigosamente grafitando as ruas de São Paulo nas madrugadas da vida, recito poesia, toco piano e mil e outras coisas.

Ufa! Chega sobe um calor pelo corpo, um arrepio na alma, uma tontura.

2. SAPATÃO PASSARINHO

Quem nunca conheceu uma sapatona que vive com um violão nas costas? Desconheço quem nunca! Ela é o ícone musical da cidade e todo mundo a conhece por conta de suas habilidades musicais. Ela parece mais é um sabiá, pois já acorda cantando e não fecha a boca nem um segundinho sequer.

Em todos os rolês ela sempre vai estar tocando e cantando suas músicas favoritas da Legião Urbana. Na cabeça dela, ela é praticamente a próxima Cássia Eller desta geração.

Cassia Eller cantando o trecho 'Quem sabe eu ainda sou uma garotinha' da canção Malandragem

Ah, não poderia deixar de comentar que toda mulher por quem ela se apaixona vira motivo de composição.

3. SAPATÃO FAMOSA

Ninguém sabe explicar como nem porquê, mas ela é meio que uma webcelebridade. Digamos que a fama veio do nada. Na internet ela tem mais de 10 mil seguidores e é uma blogayrinha de respeito no nicho lésbico.

Ela é crushada por todo mundo e vive postando foto provocativa no Instagram porque ela é dessas mesmo! Um sonho de mulher para muitas, possibilidade para poucas, é o slogan dela. Recebe mimos de lojinhas online e faz stories mostrando a sua rotina de skin-care com seus produtinhos La Roche Posay super acessíveis para o restante da população brasileira.

4. SAPATÃO INTELECTUAL

Mulher lendo

A boca dela parece um portal para o Wikipédia. Mas é só uma mulher sendo absolutamente inteligente e incrível enquanto fala sobre as suas paixões. Ela é fascinada pela Simone de Beauvoir e provavelmente fala — ou ao menos já estudou — a língua francesa por causa dela. Adora literatura, política e feminismo. Pra conquistar o coração da gata, basta convidá-la para tomar um café, vinho ou então um tal de chá especial… Fica a dica 😉

5. SAPATÃO NATUREZA

Mulher dançando com um cenário de floresta ao fundo.

Todo final de semana ela posta foto de um bate e volta que ela fez no meio do mato. Não pode ver uma selva que já quer entrar. Ela não é simplesmente uma gata: é uma leoa!

Está sempre em busca de desenvolver mais a sua espiritualidade e para isso vive explorando diferentes religiões que melhor se adequam aquilo que está procurando. Pela manhã, gosta de meditar e regar as suas plantinhas. Se não for pra aparecer na casa dela com um pé de arvore frutífera em vaso, é melhor nem dar os buquês de flores.

6. SAPATÃO ESPORTISTA

Jogadora Marta fazendo um drible durante uma partida.

Sair pra jogar bola com a galera ou ficar em casa com a namorada? Eis a questão.

Ela não é o Ronaldinho Gaúcho, mas é um fenômeno com a mulherada! Já praticou vários tipos de lutas marciais, esportes radicais e adora uma academia. Se não faz faculdade de educação física, nutrição ou fisioterapia, pelo menos já cogitou a ideia.

Vive vestida com a blusa do time favorito dela. Aliás, fica a dica de presente de aniversário pra fazer um golaço e conquistar o coração dessa musa radical.

7. SAPATÃO DA MAGIA

Nicole Kidman fazendo papel de bruxa

Como já cantavam Rick & Renner:

Uma deusa, uma louca, uma feiticeira, ela é demais!

É, minhas caras, ela é tudo isso ai mesmo e muito mais.

Além de ter aquele beijo mágico, ainda é toda preparada na astrologia e bruxaria. Se prepare, pois se antes você não conhecia nada sobre esse universo, agora vai sair da casa dela com conhecimentos sólidos sobre todo o seu mapa astral.

8. SAPATÃO FRITADEIRA

Pense numa pessoa rolezeira, que gosta de uma festa: é a sapatão fritadeira. Ela está em todas as festas, absolutamente todas! É tão conhecida nas raves que hoje trabalha divulgando evento no Instagram. Não pode ver um festival de música eletrônica bem roots no meio do mato que já quer participar.

Mulher dançando em um festival.

Apesar de ser bem piranha, tudo o que ela queria era um amorzinho tranquilo para acompanhá-la nas festas.

Segundo ela, a droga mais pesada que experimentou foi mulher. Haja rehab para tanta sapatão fritadeira!

Existem muuuuitos outros tipos de sapatão, mas estas foram as principais das quais eu consigo me lembrar.

Vale lembrar que isso tudo é brincadeira e que, na vida real, as pessoas não se resumem somente à isso. Essa lista tem como objetivo principal trazer um pouquinho de humor para uma comunidade de mulheres que tanto sofre cotidianamente com a destilação de ódio da família e sociedade.

Ah, e pra finalizar: lésbicas são, acima de tudo, símbolos de resistência.

E ai, se sentiu representada por algum nicho? Conta pra gente ai nos comentários que tipo de lésbica você é e quais outros tipos que não foram mencionadas aqui mais te atraem!

Imagem: Pexels

@ load more