Transição capilar: 5 dicas para assumir o cabelo natural
A transição capilar é o período de crescimento natural dos cabelos sem o uso de produtos químicos como relaxamentos, progressivas, entre outros tipos de alisamentos. O objetivo do processo é deixar os fios se desenvolverem em sua forma natural, sejam eles ondulados, cacheados ou crespos.
Mais que uma mudança capilar, a transição é também um processo de autoconhecimento, aceitação e resistência. Assumir o cabelo natural é se reconectar com a sua essência e quebrar os padrões impostos pela sociedade, ou seja, é uma transformação tanto interna quanto externa.
Por isso, separamos 5 dicas para você que está em transição capilar ou planeja passar por esse processo, para te ajudar a aceitar o seu cabelo do jeitinho que ele é, a se sentir bonita e a viver esse momento com tranquilidade.
Dicas para passar pela transição capilar e assumir o cabelo natural
1. Busque referências
Instagram, Pinterest, Youtube… Esses são alguns lugares na internet em que você pode procurar por pessoas que estejam passando pela transição capilar e que tenham o cabelo com a textura parecida com o seu.
Muitas pessoas criam conteúdo com dicas de produtos, penteados, além de compartilharem suas próprias experiências. Consumir esse tipo de conteúdo, vai te mostrar que você não está sozinha durante esse processo.
2. Não se compare!
É super válido seguir pessoas que estejam na transição capilar, mas tome cuidado para não comparar o seu cabelo com o de outra pessoa. Cada processo é diferente. Você é única e o seu cabelo também é.
3. Viva a transição no seu tempo
A transição capilar é um processo muito particular e cada pessoa escolhe passar de uma maneira diferente. Você pode optar por escovar os cabelos durante a transição ou deixar ele secar naturalmente, pode usar métodos para cachear a parte lisa (texturização e finalização) ou lidar com as duas texturas diferentes, deixar o cabelo crescer até o comprimento desejado e só depois cortar ou até mesmo fazer o BC.
O BC, conhecido também como “big chop”, consiste em cortar toda a parte dos cabelos que contém química e deixar ele crescer naturalmente. Esse corte pode ser feito a qualquer momento, cabe a você decidir quando estiver confortável e preparada para eliminar a parte alisada.
4. Faça o cronograma capilar
Durante a transição capilar é normal que os cabelos fiquem frágeis. Por isso, é importante cuidar bem dos fios e repor todos os nutrientes que ele precisa. A hidratação, nutrição e reconstrução são os três passos que constituem o cronograma capilar e estimulam um crescimento saudável.
Hidratação: Repõe a água e os nutrientes contribuindo para fios mais macios e com brilho. Produtos com D-Pantenol, Manteiga de Oliva e Óleo de Coco Extra Virgem ajudam durante essa etapa.
Nutrição: Recupera as gorduras naturais produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, ou seja, a oleosidade. Óleos como o Óleo de Rícino, Óleo de Coco, Óleo de Abacate, Azeite de Oliva e outros são ótimas opções para nutrir os fios.
Reconstrução: Reestrutura os fios e restaura a fibra. A queratina e o colágeno são dois exemplos de componentes que proporcionam força aos cabelos.
5. Use penteados e acessórios
Esse é o momento de experimentar! Use e abuse de acessórios como bandanas, tiaras, turbantes, lenços, arcos, presilhas, além de testar novos penteados e estilos. Dessa forma vai ficar muito mais fácil de lidar com as diferentes texturas do cabelo.
Lembre-se que no fim é tudo sobre liberdade capilar. O importante é você se amar e se sentir confortável com o cabelo do jeito que você quiser que ele seja.
Gostou das dicas? Compartilhe com a amiga que também está em transição capilar ou planeja passar pelo processo!
Imagem de capa: Unsplash