Você não precisa ser produtiva o tempo todo, e tá tudo bem!
Humanos. Nós e a nossa incrível capacidade de nos cobrarmos além do nosso limite. É quarentena, o mundo inteiro sabe de que estamos enfrentando e isso não é segredo para ninguém. Não ser produtivo durante esse período é algo que desespera o ser humano. Mas a verdade é que você não precisa ser produtiva o tempo todo, muito menos durante a quarentena.

Estar em casa 24h, cria uma pressão mental, de que precisamos fazer algo o tempo todo. E não é assim. Psicologicamente, grande parte da população está abalada diante dos últimos acontecimentos. Se cobrar por ser produtiva “all the time” em meio ao caos, é cruel com a gente mesma.

Tal atitude pode gerar ainda mais stress e tristeza. Ou seja, o efeito contrário do que a gente quer. A ansiedade tem se manifestado com mais frequência entre os que estão em casa o dia inteiro.
O que vemos nas redes sociais, são “super pessoas” que já fizeram mais de 100 cursos durante a pandemia, aprenderam um novo idioma e continuam com a dieta em dia. Além de fazerem seu home office com o máximo empenho!
Tudo bem, pode até existir algumas pessoas que estejam cumprindo todas as suas atividades fielmente. Mas a questão é que se você não está conseguindo ser produtiva, você não precisa se cobrar tanto, tampouco se culpar.

Tá tudo bem, sentir momentos tristeza e ansiedade. Tá tudo bem se sentir impotente e improdutiva, algumas vezes. Olhe bem, o que a gente está vivendo! Foque na sua saúde mental, dessa maneira com certeza você vai encontrar o equilíbrio perfeito entre executar suas atividades e manter a mente sã.
Ser produtiva na quarentena: algumas dicas para encontrar o equilíbrio

Se você deseja se sentir mais ativa, mais produtiva mas não quer se cobrar tanto, confira algumas dicas:
- A ansiedade e o stress são um total impedimento da produtividade. Se você se sente mal, não se force e não se cobre. Se necessário busque ajuda médica.
- Momentos de improdutividade são completamente normais: em alguns dias vamos acordar totalmente focados, em outros não. E realmente precisamos respeitar isso. Forçar uma produtividade em um momento de stress, pode gerar ansiedade e você já sabe o círculo vicioso que será criado.

- Para você que está de home office: entenda que as condições de trabalho agora são completamente diferentes (até pra quem já trabalhava em casa). Por isso, procure um lugar tranquilo para fazer o seu escritório. Trabalhe focada, mas se em algum momento sentir a improdutividade chegar, faça uma pausa. Beba uma água ou um café, esvazie a mente, se distraia por alguns minutos. E depois volte, mais relaxada.
- Estabeleça metas e objetivos mas não se cobre: eu sei que muita gente quer aproveitar esse tempo vago. Às vezes a sensação que temos é de que este, é um tempo perdido. Por isso, tentamos constantemente preencher nosso dia, como quem tenta preencher um vazio. Faça suas metas, e seus objetivos. Se quiser começar a estudar, ou escrever, ou ainda focar na dieta. Mas que isso seja por você, apenas.
- Mantenha contato virtual com os amigos e familia. Talvez o que mais tenha afetado nossa produtividade nos dias de quarentena, é a sensação de isolamento por estarmos longe de quem amamos. Não sabemos quanto tempo isso vai durar, mas entenda que tudo tem um começo mas fatalmente também tem um fim. E essa nossa nova realidade, também vai passar. Enquanto isso, não hesite em manter contato com as pessoas que são importantes para o seu mundo. Certamente elas serão força ate mesmo em meio à improdutividade.
Todos estão sujeitos a momentos de improdutividade, ou dias. Entenda que alguns dias vamos acordar com zero inspiração para ser produtiva, E tá tudo bem. Não transforme o “ser produtiva” em mais um peso para carregar nessa quarentena. Afinal, já temos tantos…
Imagem: Deposit Photos