Quais desses temas você mais curte? Vamos fazer uma seleção especial pra você!










O que você procura?

Quero começar o texto com um pedido de desculpas a você que quer ser bem-sucedida. Caso tenha clicado neste texto para entrar encontrar uma receita de bolo ou as coordenadas de algum ritual místico e poderoso que te ajude a ser a pessoa que você quer ser, desculpe, mas você ficará desapontada (leia mais aqui).

Porém, eu realmente acredito que se você entender a importância desse “segredo”, que na verdade não é um segredo, mas sim algo que muitas de nós desprezamos, as coisas ficarão um pouco mais fáceis. Então, sem mais delongas, o segredo das pessoas bem sucedidas chama-se: PLA-NE-JA-MEN-TO.

Antes de continuar falando sobre o planejamento, preciso que você entenda duas coisas muito importantes sobre ele:

  • Planejar demanda tempo – É trabalhoso e, com certeza, é muito mais fácil seguir a maré. Mas como disse Abraham Lincoln, “se eu tivesse oito horas para cortar uma árvore, gastaria seis afiando meu machado”. Invista tempo para planejar sua semana, mês, semestre, suas viagens, sua vida acadêmica, sua gravidez… Não importa o quanto seja desgastante, vai valer a pena.
  • Nem sempre as coisas acontecerão como você planejou – Muitas pessoas desanimam com seus planejamentos porque as coisas nunca saem como elas querem. Mas pergunte à elas se o objetivo foi alcançado e surpreenda-se com um SIM maiúsculo. Porque, embora as coisas não saiam exatamente como você planejou, elas acontecem. Agora reflita: se você se programa e as coisas tendem a dar errado, imagine se você não se planejasse?

Aprendi no auge dos meus 25 anos que ter um plano A já é bem difícil, ter um plano “B” é coisa de gente inteligente e ter um plano “C” é questão de sobrevivência (leia mais aqui).  Estar preparado para imprevistos, saber o que você quer e como conquistar isso é o que te torna diferente dos demais.

Planejar-se não só ajuda você a alcançar seus objetivos, como te ajudar a sofrer menos com tudo aquilo que pode dar errado, porque, convenhamos, a lei de Murphy não existe por acaso. Mas você pode estar sempre um passo a frente.

Então, comece por:

  • Saber o que você quer
    Da maneira mais específica possível. Se o seu objetivo é cursar arquitetura, pesquise todas as faculdades, confira a grade horária, o valor da mensalidade, pense sobre como você vai pagar, deslocamento, enfim… Tudo sobre aquilo que você quer fazer, e escreva um plano de ação para isso.
  • Separe um horário do seu dia para planejar-se. Isso mesmo. Comece planejando sua vida, dividindo em Curto/Médio/Longo prazo. Planeje seu ano, seu mês, sua semana, e, por fim, seu dia. Todos os dias confira sua agenda ao levantar e tente seguir o plano diário (leia mais aqui). Lembre-se: nem sempre as coisas saem exatamente como você planeja, mas preste atenção nos resultados no final do dia.
  • Utilize os recursos que mais funcionam para você. Abuse de agendas eletrônicas, lembretes, painéis que fiquem à vista, agendas, cadernos, enfim. Esteja preparado!

E, por fim, faça uma análise das suas conquistas e perceba que as coisas boas que estão te acontecendo não foram sorte, mas sim resultado de um trabalho duro. “Seja ambiciosa, faça sua mira na Lua. Se você errar, ainda vai estar entre as estrelas” Lair Ribeiro.

Boa sorte pra nós nos nosso planejamentos, planos e sonhos. Vamos continuar seguindo rumo à caminhada para sermos a mulher dos nossos sonhos!

Imagem: Pinterest

@ load more